quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Seminário Design Inclusivo de Exposições – Ir/realidades


Este 6º seminário anual vai centrar-se no Design Inclusivo de exposições. A maior parte dos museus apresenta as suas exposições em que é proibido tocar e onde o culto do sentido da visão tem a supremacia. Muitas pessoas ficam sem poder ter acesso ao património material e imaterial e não podem por isso, tirar partido da Arte e da Ciência.

Assim, surgem pontualmente museus que permitem que se toque nalgumas obras originais da reserva, ou, fazem réplicas e/ou adaptações das mesmas na exposição ou numa sala a parte. Ainda são raros os museus que concebem exposições de uma forma multi-sensorial. Com este seminário teremos oportunidade de reflectir e de conhecer alguns exemplos que nos despertem para uma realidade necessária: a de criar exposições para quem não vê, não ouve e não percebe!

O presente seminário conta com a experiência de vários especialistas de acessibilidade quer nacionais quer estrangeiros e práticas de museus de referência, bem como uma mesa redonda com várias empresas que produzem exposições para os museus.
A importância de pensarmos em vários formatos (visuais/tácteis/auditivos) certamente enriquecerá os nossos espaços, os profissionais que neles trabalham e o público que os frequenta. Em suma, este será o propósito da edição do Seminário de 2011.

Grupo organizador:
Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves / Ana Leitão e Tiago Veiga
Museu das Comunicações / Teresa Beirão
Museu da Pólvora Negra / Teresa Tomás Marques
Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva / Fátima Alves
José Vale / Membro individual
Patrícia Martins / Membro individua

Informação completa: GAM

Sem comentários:

Enviar um comentário