A identificação de barreiras arquitetónicas e a sensibilização para a necessidade de as eliminar são os principais objetivos do Plano Municipal de Promoção da Acessibilidade de Monção, que na sexta-feira será apresentado publicamente, foi hoje anunciado.
O plano, cuja apresentação será presidida pelo secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, Marco António Costa, resulta de uma candidatura do município ao Programa Rampa (Regime de Apoio aos Municípios para a Acessibilidade).
Uma das vertentes do plano será a deteção dos problemas existentes no concelho no acesso a bens, serviços, espaço público, transporte e novas tecnologias de informação.
O plano também definirá medidas estratégicas para a eliminação das barreiras arquitetónicas e apresentará ações estruturantes que garantam a eficiência das intervenções futuras.
O desenvolvimento de ações de sensibilização e de formação sobre a problemática das barreiras é outra das apostas do plano.
Serão realizadas sessões de participação pública, campanhas de sensibilização para a comunidade, ações de formação para técnicos autárquicos, gabinetes projetistas locais, operadores de transporte, turismo e comércio.
“O objetivo geral é a eliminação de barreiras arquitetónicas, urbanísticas e psicológicas, projetando Monção como um município aberto e acessível a residentes e visitantes”, refere um comunicado da autarquia.
O Programa Rampa visa apoiar as autarquias na elaboração de planos locais ou regionais que promovam as acessibilidades físicas e arquitetónicas no espaço público.
Fonte: Correio do Minho
Sem comentários:
Enviar um comentário