domingo, 3 de março de 2013

Até quando esta cegueira?

Exmos. Senhores,

Agora são os doentes com cancro sem medicação.
Até quando esta cegueira?

Será que desta vez o Ministério da Saúde (MS) reconhece as queixas da Liga Portuguesa Contra o Cancro ou os doentes também têm de fazer duas queixas e o MS não reconhece as queixas feitas pelas associações !?!? Relembramos que O Dr. Leal da Costa informou-nos que o Ministério da Saúde não tinha conhecimento de nenhum caso em concreto. O Ministério da Saúde não considera as denúncias feitas pelos doentes às Associações ou expostas na comunicação social. Fomos informados pelo Sr. SE que os doentes têm que fazer duas queixas. Uma no livro amarelo dos hospitais e a outra, na ARS ou ao Ministério da Saúde. Alguns doentes fizeram duas queixas, uma no livro amarelo e a outra às Associações, mas não é suficiente.

Voltamos a afirmar que são os CA’s que escolhem e negoceiam os medicamentos hospitalares. Os médicos não são livres de escolher o melhor e mais adequado medicamento. Voltamos a afirmar que existe proibição de prescrição de medicamentos em Portugal com conhecimento e consentimento do Ministério da Saúde.

Pelo menos a artrite reumatoide, cancro, esclerose múltipla e hepatite têm falta de medicação ou a não disponibilização do melhor e mais adequado medicamento.

Até quando?
Para calar as associações tentam silencia-las no mínimo. Veja-se o preâmbulo Dec-Lei nº 20/2013 de 14 de fevereiro diz o seguinte: “… importa acautelar a transparência das manifestações públicas de grupos da sociedade civil. …”

Recordamos que outras associações de doentes (ANDAR, SOS Hepatites e TEM) também reclamam da diferença de critérios que leva alguns hospitais a disponibilizarem tratamentos que outros proíbem:

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=628113&tm=9&layout=122&visual=61

http://www.tvi.iol.pt/videos/13806725

http://www.publico.pt/sociedade/noticia/associacoes-de-doentes-denunciam-dificuldades-de-acesso-a-farmacos-nos-hospitais-1584509

http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=3053918

http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=31&did=96800

http://www.rcmpharma.com/actualidade/politica-de-saude/15-02-13/associacoes-denunciam-falta-de-acesso-medicamentos-basta-de-a

Com os nossos melhores cumprimentos,
O Presidente da Direção da TEM

Paulo Alexandre Pereira

Enviado por email

Sem comentários:

Enviar um comentário