quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

A CP não me permite viajar durante os fins-de-semana

Na minha crónica no Jornal Abarca, desta vez mostro as dificuldades existentes para viajar pela CP.

A CP tem ao dispor dos seus passageiros com deficiência, um serviço de apoio, designado por SIM - Serviço Integrado de Mobilidade: serviço esse, destinado a servir Clientes com Necessidades Especiais e consiste numa linha telefónica de valor acrescentado 707 210 746 disponível 24 horas, todos os dias do ano, para informações, bem como para assistência no embarque e desembarque, mas não é o que acontece na realidade. 

Necessitei viajar recentemente da estação do Entroncamento, até á do Gare do Oriente em Lisboa, e como exige a CP, solicitei o serviço com mais de 24 horas de antecedência através da linha telefónica referida acima, do outro lado da linha informam-me que só existe acesso a cadeira de rodas nos comboios alfa pendular, e apoio no embarque e desembarque somente nos dias úteis e durante algumas horas.

Resolvi questionar a CP através do e-mail disponibilizado para pessoas com deficiência: apoiocne@cp.pt,  A resposta veio através do endereço de e-mail normal: apoiocliente@cp.pt

Exmo. Senhor Eduardo Jorge,
Em resposta à comunicação recebida, informamos que a CP disponibiliza 24 horas por dia, todos os dias do ano, o SIM-Serviço Integrado de Mobilidade.

Esclarecemos ainda que, a diversidade das características do material circulante e das estações (cuja existência foi surgindo ao longo de anos/décadas), associada à necessária gestão dos recursos disponíveis, limitam a satisfação do pedido de assistência, no embarque e desembarque, aos comboios (e estações) que o permitam. A prestação do serviço é também limitada pelas dimensões da cadeira de rodas. Para efeitos de acesso de cadeiras de rodas aos comboios são consideradas como medidas máximas das cadeiras, manuais ou eléctricas, 1200mm x 700mm (ocupação no solo).

Deste modo e na sequencia do solicitado, anexamos ficheiro com tabela de estações com assistência no embarque e desembarque. O referido ficheiro acolhe actualizações trimestrais.


Insisti:
Sendo assim, confirma-se a informação disponibilizada pela vossa linha telefónica de apoio, que vosso serviço de assistência não se encontra disponível na estação do Entroncamento, durante os fins-de-semana e feriados?
Se sim, posso viajar utilizando as minhas rampas?

Responderam: "que a CP não se pode responsabilizar pela utilização de rampas que desconhece, pelo que as mesmas não serão permitidas nos comboios" e como alternativa, abriram uma excepção, sugerindo-me que viajasse através do "Alfa Pendular, que dispõe de elevador no comboio. Para o efeito, muito agradecemos que nos transmita, por esta mesma via, se irá viajar no serviço AP e qual o dia do fim de semana que pretende viajar." 

E claro, fiquei em casa. Só existe um comboio de manhã, e outro à noite, horários que não me interessavam.

Conclusão: o serviço de assistência no embarque e desembarque só está disponível nos dias úteis, durante algumas horas e nestas poucas estações, e para viajar temos de avisar com 24 horas de antecedência. No Entroncamento só  existem acessos ao Alfa Pendular.

OBS: Aproveito para mais uma vez deixar os restantes serviços disponibilizados pela CP, a pessoas com deficiência.

- Desconto de 25% e Tarifa 2 por 1

Sem comentários:

Enviar um comentário