quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Abertas candidaturas 5ª edição concurso de fotografia "A Inclusão na Diversidade".

O concurso internacional de fotografia “A inclusão na diversidade” está de volta para mais uma edição, a quinta que completa uma mão cheia de edições que celebram a inclusão, a equidade e a igualdade de oportunidades numa sociedade caracterizada pela diversidade. Participe!

Lançado em 2014 pela Plural&Singular, em parceria com o Centro Português de Fotografia (CPF), local que acolhe a exposição dos vencedores, este concurso de fotografia, em 2018, continua à procura da "inclusão na diversidade" e desafia tanto fotógrafos amadores como profissionais a participar. As candidaturas podem ser entregues por correio ou email até 15 de outubro.

Foram enviadas nestas quatro edições 397 fotografias, quase quatro centenas de imagens que também apontam o dedo à exclusão que ainda teima em existir quer nas questões que digam respeito à deficiência, como também ao género, à orientação sexual, religião, raça e etnia, idade, enfim qualquer questão que dê lugar a atos discriminatórios associados às ‘diferenças’.

O propósito principal deste concurso de fotografia promovido em prol de uma sociedade inclusiva é estimular o “olhar atento” por parte das pessoas ao verdadeiro sentido de inclusão e à presença ou ausência dela no meio que as rodeia, assim como, fazer com que reflitam sobre o que é uma sociedade caracterizada pela diversidade ao mesmo tempo que assinala o aniversário da Plural&Singular e o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, ambos comemorados a 3 de dezembro.

No ano de arranque estiveram 61 imagens em concurso, um número que evoluiu para 85 na 2.ª edição. O resultado da 3.ª edição foi o mais expressivo: 144 fotografias. Mas foi o ano passado, na 4.ª edição, que o concurso de fotografia assegurou o seu lugar internacional: recebeu cerca de 107 fotografias, sendo que metade das candidaturas foram de participantes estrangeiros provenientes de várias latitudes.

Esta 5.ª edição do concurso de fotografia mantém a imagem visual do cartaz elaborado pelo estúdio criativo +1 do cartaz, mas mudou-lhe, mais uma vez, as cores.
O terceiro elemento do júri já foi revelado, mas para os mais distraídos, relembramos que Jorge Falcato, arquiteto e deputado independente do Bloco de Esquerda, é o jurado convidado para avaliar as fotografias enviadas a concurso.

Uma coisa é certa, não vai faltar rigor na avaliação que se espera de Jorge Falcato e ao seu olhar “amador” junta-se, como tem acontecido em todas as edições, o olhar técnico dos dois especialistas que completam o trio de jurados: Sónia Silva, em representação do Centro Português de Fotografia, nomeada presidente do júri, e o fotojornalista do jornal Público, Paulo Pimenta.

Os parceiros de divulgação mantêm-se, mas esta iniciativa continua a aceitar mais entidades que se queiram associar, assim como outros apoios e patrocínios. Aliás, uma das parcerias mais importantes que este ano o concurso de fotografia vai estabelecer é com o Instituto Politécnico de Leiria. Para já mantém-se um pouco de suspense, mas as novidades serão reveladas brevemente.

Aproveita-se para referir que estão disponíveis no site da Plural&Singular as galerias de imagens - de 2014, de 2015, de 2016 e de 2017 - que reúnem as candidaturas das quatro edições. Num concurso dedicado a TODOS, a Plural&Singular dá protagonismo a TODOS e não apenas aos vencedores.
A Plural&Singular volta a lançar um repto a todas as entidades e instituições para participarem e darem a conhecer os projetos que poderão estar por trás das imagens que candidatam. Mais do que ganhar, o objetivo é contribuir para o registo da Inclusão na Diversidade, participando…

Embora esteja patente no regulamento, nota para o facto das fotografias serem avaliadas com base nos seguintes critérios: adequação ao tema do concurso; originalidade; criatividade; composição e podem concorrer todos os fotógrafos, amadores e profissionais, crianças e adolescentes, jovens, adultos e idosos, a título individual ou em representação de alguma entidade.

Por último, sublinhar que os vencedores do concurso são anunciados publicamente com o lançamento da 21.ª edição da revista digital Plural&Singular durante a manhã do dia 3 de dezembro e numa cerimónia a realizar na parte da tarde no Centro Português de Fotografia, no Porto.

Mais informações através do email geral@pluralesingular.pt ou pelo telefone 913077505

Regulamento
Ficha de inscrição
Autorização parental
Cartaz em PDF
Cartaz em JPEG

Fonte e mais informação: Plural&Singular

Sem comentários:

Enviar um comentário