sábado, 25 de agosto de 2018

INCOMODARTE - Deficiência e Sociedade, Ciclo de Cinema


O Projeto DECIDE –"Deficiência e auto-determinação: o desafio da vida independente", vai organizar nos dias 21, 22 e 23 de setembro de 2018, em Lisboa, um ciclo de cinema com o titulo: INCOMODARTE - Deficiência e Sociedade.

O projeto DECIDE tem como objetivo analisar as condições de vida e inclusão social das pessoas com deficiência em Portugal, à luz das propostas internacionais que se vêm consolidado em torno do conceito de “vida Independente”.

O projeto tem uma duração de 36 meses (junho 2016 – maio de 2019), e conta com uma equipa interdisciplinar – sociologia, psicologia, antropologia –, coordenada por Fernando Fontes, que tem desenvolvido o seu trabalho no quadro dos estudos da deficiência.

O que é a “vida independente”?
A vida independente significa “Todas as pessoas com deficiência terem a mesma escolha, controle e liberdade que qualquer outro cidadão - em casa, no trabalho, e como membros da comunidade” (Barnes e Mercer, 2006: 33)

Resultados esperados:
Os resultados do projeto DECIDE permitirão avaliar as possibilidades e vantagens de uma transformação das condições de vida e de apoio às pessoas com deficiência em Portugal. Analisaremos os desafios à implementação de um modelo de "vida independente" na sociedade portuguesa, de forma a contribuir para uma adequada e informada redefinição das políticas de deficiência em Portugal.

Mais informação sobre o projeto AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário