segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Eduardo Jorge, tetraplégico, quer entregar-se ao cuidado de governantes como forma de protesto

Eduardo Jorge, tetraplégico dependente de terceiros, com 90% de incapacidade, anunciou que vai estar em frente à Assembleia da República nos dias 1, 2, 3 e 4 de dezembro, deitado numa cama e fechado dentro de uma gaiola, que será aberta somente para permitir a entrada dos governantes convidados, numa “ação de sensibilização” em favor da Vida Independente.
Eduardo Jorge, tetraplégico dependente de terceiros, com 90% de incapacidade, anunciou que vai estar em frente à Assembleia da República nos dias 1, 2, 3 e 4 de dezembro, deitado numa cama e fechado dentro de uma gaiola, que será aberta somente para permitir a entrada dos governantes convidados, numa “ação de sensibilização” em favor da Vida Independente.

“Proponho-me a ser cuidado durante quatro dias pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o Primeiro-ministro, António Costa, e ainda o Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva. Qualquer ajuda vinda de outra pessoa será recusada”, deu conta Eduardo Jorge, natural de Concavada, e institucionalizado num lar de idosos em Carregueira (Chamusca).
“Com este meu desafio espero que consigam entender a importância da Vida Independente nas nossas vidas. Verificarão o quanto somos inúteis sem apoio de um assistente pessoal, e desse modo tentar sensibilizá-los para a urgência de o projeto se tornar uma realidade”, escreve Eduardo Jorge, tendo feito notar que “a prometida Vida Independente, criada pelo Decreto Lei nº 129/2017 de 9 de outubro, continua a não sair do papel, pelo que eu, e muitas outras pessoas com deficiência continuamos presos nas nossas casas e em lares de idosos contra a nossa vontade”.

Segundo justifica, “por esta demora em iniciar o projeto-piloto Modelo de Apoio à Vida Independente – passados 18 meses, nada aconteceu -, encontramo-nos profundamente angustiados pela prisão forçada em que nos encontramos, facto que me leva a ser obrigado a tomar esta medida, num derradeiro esforço de mostrar aos nossos governantes a importância da Vida Independente, para cidadãos dependentes como nós”.

Como ativista dos direitos das pessoas com deficiência, e responsável pelo blog tetraplegicos.blogspot.com, e Movimento nas redes sociais “Nós Tetraplégicos”, Eduardo Jorge já realizou e participou em várias ações de sensibilização e protesto, como vigílias em frente à Assembleia da República, uma greve de fome em 2013, e uma viagem de 180 kms, em cadeira de rodas, durante 3 dias, em 2014.

“Apesar de todas estas iniciativas, encontro-me neste momento institucionalizado num lar de idosos por falta de um projeto de Vida Independente em Portugal”, conta o ativista, que descreve a ação anunciada como “uma derradeira forma de sensibilização”.
“Com este meu desafio, que encaro como uma derradeira forma de sensibilização, vão conseguir entender a importância da Vida Independente nas nossas vidas. Verificarão o quanto somos inúteis sem apoio de um assistente pessoal, e desse modo tentar
sensibilizá-los para a urgência de o projeto se tornar uma realidade. Caso recusem, não aceitarei assistência de outras pessoas. Ficarei entregue a mim mesmo como acontece tantas vezes na minha vida, tal como muitos outros, nas mesmas ou mesmo piores circunstâncias que eu. Não poderei alimentar-me, sair, ou virar-me na cama, ou cuidar da minha higiene, entre outras necessidades. Note-se que sou um cidadão com plenas capacidades mentais, e tenho o direito de mostrar a minha indignação, e fazer esta escolha”, conclui, apresentando o plano de cuidados que espera receber das entidades mencionadas e que aqui transcrevemos:

“VOSSO PLANO DE CUIDADOS”:

SÁBADO DIA 01 (A CARGO DO SRº PRESIDENTE DA REPÚBLICA):

Início da ação: 14H00 (deitar-me, o que implica transferir-me da cadeira de rodas para a cama, tirar-me a roupa e posicionar-me na cama em decúbito lateral esquerdo (deixar-me sobre o lado esquerdo do corpo);

18H00 voltar a posicionar-me na cama, desta vez virar-me, e deixar-me sobre o meu lado direito, lavar-me as mãos, e servir-me o jantar que será composto por uma sandes de queijo;

23H00 realizar-me a higiene íntima e posicionar-me em decúbito ventral (de barriga para baixo) e despejar o saco coletor de urina;

03H00 virar-me mais uma vez, desta vez deixar-me virado para o meu lado esquerdo;

07H00 (fim do apoio *) posicionar-me em decúbito dorsal, ou seja deixar-me na posição de costas.

*Como não me assistiu durante a manhã, gostaria de ter o seu apoio também na manhã do dia 04, último dia.

DOMINGO DIA 02 (SERÁ O DIA DE DEPENDER DO SRº PRIMEIRO MINISTRO):

09H30 como um banho está fora de questão, preciso que me apoie na higiene matinal que consiste em lavar-me o rosto, tronco, zonas íntimas e desinfetar o cistocateter que serve de dreno da urina da bexiga, e substituir proteção do orifício que leva a sonda até à bexiga, mudar de roupa, servir-me o pequeno-almoço que será um pacotinho de leite simples, e três bolachas de água e sal barradas com marmelada, despejar o saco coletor de urina e deixar-me posicionado sobre o meu lado direito do corpo;

13H00 lavar-me as mãos, servir-me o almoço que será uma sandes de queijo, depois mudar-me de posição, desta vez deixar-me de costas;

17H00 virar-me para o meu lado esquerdo do corpo e servir-me uma banana como lanche;

21H00 realizar-me higiene geral, virar-me para o lado direito, servir-me o jantar que será uma sandes de queijo;

24H00 virar-me de barriga para baixo, e despejar o saco coletor de urina;

04H00 (última tarefa do dia) virar-me para o lado esquerdo do corpo;

SEGUNDA FEIRA DIA 03 (SERÁ A VEZ DO SRº MINISTRO VIEIRA DA SILVA):

08H00 virar-me de costas, realizar-me a higiene matinal que consiste em lavar-me o rosto, tronco, zonas íntimas e desinfetar o cistocateter que serve de dreno da urina e substituir proteção do orifício que leva a sonda até à bexiga, mudar a roupa da cama e do corpo, e servir-me o pequeno-almoço que será um pacotinho de leite e
três bolachas de água e sal barradas com marmelada, e despejar o saco coletor de urina;

12H00 lavar-me as mãos, servir-me o almoço que será uma sandes de queijo, mudar-me de posição, desta vez virar-me para o lado direito do corpo;

16H00 virar-me para o lado esquerdo, servir-me uma banana como lanche e despejar o saco coletor de urina;

20H00 virar-me de costas, fazer-me higiene, servir-me o jantar que será uma sandes de queijo;

24H00 realizar-me a higiene íntima e posicionar-me de barriga para baixo;

04H00 (último apoio do dia) virar-me para o lado direito e despejar-me a urina.

TERÇA FEIRA DIA 04 (CASO ACEITE, E POR SÓ ESTAR A SEU CARGO DURANTE A MANHÃ DO DIA 01, A ÚLTIMA MANHÃ FICARÁ TAMBÉM POR CONTA DO SRº PRESIDENTE DA REPÚBLICA):

09H00 na impossibilidade de tomar banho, realizar-me a higiene matinal que consiste em lavar-me a cara, tronco, zonas íntimas e desinfetar o cistocateter que serve de dreno da urina, e substituir proteção do orifício que leva a sonda até à bexiga, vestir-me, servir-me o pequeno-almoço que será um pacotinho de leite e três bolachas de água e sal barradas com marmelada, despejar o saco coletor de urina e transferir-me para a cadeira de rodas, dando por encerrada a ação.

Mais uma vez refiro que caso V. Exas se recusem a aceitar o proposto, ficarei totalmente sozinho durante o período assinalado. Gostaria de salientar que não se trata de um ultimato ou chantagem, aceitarei a recusa com naturalidade, pois o que me move é a causa e esta ação é somente isso, mais uma ação”, conclui Eduardo Jorge.

Fonte: Médio Tejo

Sem comentários:

Enviar um comentário