domingo, 13 de janeiro de 2019

TOMI adapta serviços para pessoas com deficiencia

Chama-se TOMI For All, está disponível do centro ao sul do país, e garante que todos, independentemente das suas necessidades físicas ou cognitivas, possam procurar informação e serviços na plataforma.
As novas evoluções da plataforma incluem um modo de acessibilidade para cidadãos com mobilidade reduzida, crianças ou pessoas de baixa estatura. Ao ser activado este modo, o TOMI reposiciona a área interactiva, tornando-a acessível a pessoas em cadeira de rodas.

Para melhorar a experiência a pessoas com baixa visão ou cegas, o TOMI permite alterar o contraste, aumentar o tamanho de letra e ainda activar a leitura em voz alta dos conteúdos do ecrã e aumentar o tamanho da letra e contraste.

A navegação é feita através do toque no ecrã e a resposta é devolvida por sinal sonoro, realizando a leitura dos conteúdos textuais (descrições, moradas, informações adicionais), imagens e menus de navegação.

Para as pessoas com deficiência auditiva foram desenvolvidos vídeos interactivos em língua gestual que explicam como utilizar o TOMI. Os conteúdos, as notícias e os eventos também são optimizados para mais fácil compreensão por todas as pessoas, independentemente das suas capacidades cognitivas.

“O TOMI For All é um projecto que promove a inclusão e a autonomia dos cidadãos, permitindo que todos consigam procurar informação e aceder a serviços no TOMI, de forma adaptada às suas necessidades. O TOMI está a promover cidades mais acessíveis e inclusivas, no contexto do turismo e da cidadania”, afirmou José Agostinho, CEO da TOMI WORLD.

“As soluções que o TOMI For All preconiza, desenvolveu e continua a desenvolver, são únicas em Portugal e a nível internacional. Estando os equipamentos em espaços públicos, esta oferta inclusiva faz todo o sentido”, referiu Ana Garcia, presidente da Accessible Portugal.

Mais informação: TOMI For All Fonte: PC Guia

Sem comentários:

Enviar um comentário