sábado, 5 de janeiro de 2019

Valongo lançou Roteiro pela Deficiência

No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a Câmara Municipal de Valongo lançou um roteiro das respostas sociais.
A publicação, informa a autarquia, pretende ser um instrumento de ajuda para todos aqueles que vivem ou lidam com esta temática. Para além da apresentação do roteiro, foram efectuadas visitas a instituições do concelho que oferecem respostas capazes e eficazes a pessoas com deficiência e às suas famílias.

“É nosso propósito fazer do concelho de Valongo um referencial na área da inclusão social”, salientou José Manuel Ribeiro, na apresentação do projecto. O presidente da câmara sustentou ainda que “no âmbito do trabalho em rede desenvolvido no concelho, a temática da deficiência e incapacidades é trabalhada articuladamente entre todas as instituições que, conhecedoras da realidade social concelhia, desenvolvem respostas, programas, projectos e actividades neste domínio”.

Os objectivos definidos nos documentos de planeamento estratégico passam por combater o estigma da deficiência, promovendo acções de sensibilização, dirigidas à população em geral e criar respostas sociais vocacionadas para a inclusão dos/as cidadãos/ãs com deficiência.

“O município de Valongo, potenciador do trabalho em parceria e cooperação entre as diversas entidades locais e adoptando processos de simplificação da vida das pessoas, das famílias, das organizações e de todos os parceiros locais, promoveu a elaboração desta brochura que sistematiza os equipamentos de apoio na área da deficiência localizados no concelho”, descreve a autarquia.

Fonte: Verdadeiro Olhar

Sem comentários:

Enviar um comentário