sábado, 5 de janeiro de 2019

e-Chair Concept a cadeira de rodas autónoma e que se arruma sozinha

É conhecida como e-Chair Concept e é a primeira cadeira de rodas que, depois de deixar o seu utilizador ao volante do veículo, trata de se dirigir sozinha para a mala, onde se arruma sem necessitar da intervenção de ninguém. Uma verdadeira lufada de ar fresco para os que têm mobilidade reduzida e para os quais toda a ajuda é pouca.
A e-Chair da Ford é uma cadeira de rodas de aspecto convencional, que se pode controlar através de uma aplicação. Depois do condutor se aproximar da porta, abrindo-a, o banco sai do carro e vai ao seu encontro, colocando-se ao mesmo nível da cadeira, facilitando assim ao utilizador a passagem da cadeira para o assento. Uma vez instalado, a cadeira dirige-se à mala do veículo, onde um braço articulado já a aguarda, preparado para a elevar e recolher no interior do compartimento para bagagens, fechando de seguida a bagageira.

Esta solução, autónoma e muito útil para quem necessita deste tipo de ajuda, foi desenvolvida pela marca americana e a Fundação Once, estando integrada no programa Ford Adapta, que visa tornar mais fácil a vida dos condutores com necessidades especiais, tanto no acesso e instalação no veículo, como na sua condução e utilização.


Fonte: Observador. Mais informações: Ford Adapta

Sem comentários:

Enviar um comentário