quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

CONHEÇA O CENTRO ABA

O ABA – Centro de Terapias Comportamentais procura atender a problemáticas comportamentais, cognitivas e emocionais apresentadas por indivíduos de todas as idades, através da aplicação de estratégias empiricamente fundamentadas e apoiadas em décadas de pesquisa científica.

As problemáticas abordadas incluem, apesar de não se limitarem, Autismo; Dislexia; Fobias; Comportamento Anti-Social; DDAH (Desordem do Deficit de Atenção e Hiperactividade); DDA (Desordem de Deficit de Atenção); Motivação; e relação fraternal. O nosso modelo de intervenção é individualizado e aplicado no ambiente natural sempre de adequado.

Cada intervenção é aplicada pela nossa equipa especializada, composta por Psicólogos licenciados que receberam formação intensiva na aplicação de estratégias ABA para diferentes situações e uma variedade de contextos. Intervimos em todos os contextos relevantes, nomeadamente em casa, na escola e na comunidade. Cada plano de intervenção é baseado num processo de avaliação compreensiva, que inclui observações directas, entrevistas e trabalho directo.

O Centro também oferece actividades em grupo, tal como supervisão de profissionais, treino de competências sociais e coaching parental. Estes serviços baseiam-se em modelos de intervenção exclusivos, desenvolvidos pela nossa equipa e colaboradores.

A principal característica de cada intervenção é a sua fundamentação em dados, em que o progresso é registado e analisado quantitativamente e de forma objectiva, corroborando decisões futuras e a sua aplicação. Para além disto, orgulhamo-nos de ter atingido elevado grau de cooperação e consistência entre e dentro de todos os intervenientes, nomeadamente a família, escola e técnicos da saúde.

O ABA – Centro de Terapias Comportamentais é gerido pela Ideiaba, Lda., que se apresenta actualmente como o seu principal projecto e que apresenta como principais objectivos servir a comunidade e contribuir para uma mudança social positiva. No entanto, a Ideiaba encontra-se a desenvolver outras actividades complementares, tais como cursos e seminaries, e criação e produção de material didáctico dirigido especialmente à população que apresenta necessidades educativas especiais.

CONFERÊNCIA INCLUSÃO UM DESAFIO ENTRE O IDEAL, E O REAL. DIA 5 DE DEZEMBRO NA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN.

Hoje em dia ouve-se um novo grito de inclusão, potenciado entre os indivíduos que não vêem as suas competências reconhecidas, cujas capacidades são regularmente negadas e ignoradas e que sentem que a sociedade não honra os seus direitos de participarem de forma activa neste conjunto.

Com o intuito de afastar os preconceitos e o tabu que envolve toda esta questão, o Centra Aba organiza uma conferência com o nome “INCLUSÃO um desafio entre o ideal e o real”, Fundação Calouste Gulbenkian a decorrer dia 5 de Dezembro de 2009.
Esta conferência conta com a participação de oradores experientes na matéria que abordaram o tema.

Informação completa no site O ABA.

2 comentários:

  1. Eduardo, obrigada pelo comentário! você tem toda razão!

    O problema de Ki-moon e da maioria dos políticos é isso mesmo, vivem discursando porque é fácil, mas quando chega o momento de colocar a teoria em prática, fica o “dito pelo não dito”. A concepção de Estado que eles têm é a mesma de Maquiavel, porque se preocupar com a minoria, se lutam por sua própria grandeza e finalidade.

    Fique a vontade para desabafar, criticar ou elogiar. O Blog foi feito também para isso.

    abraços
    Vera

    ResponderEliminar
  2. Tens toda a razão, Vera.

    Mas nós continuaremos a luta.

    Fica bem.

    ResponderEliminar