sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

PALMIBER



O Projecto PALMIBER tem como objectivo principal a concepção e produção de um número limitado de veículos potenciadores da mobilidade independente, através de actividades lúdicas, a crianças com disfunções neuromotoras graves entre os 3 e os 10 anos de idade.
Neste sentido, pretende-se desenvolver (e, posteriormente, oferecer) um número determinado de veículos potenciadores da mobilidade aumentativa com características inéditas, destinados a centros de reabilitação especializados que dêem apoio a crianças com disfunções neuromotoras graves.

Estes protótipos irão proporcionar experiências lúdicas de mobilidade aumentativa a portadores de incapacidades graves de comunicação e mobilidade com níveis cognitivos diversos.

O PalmIber é a continuação natural do Projecto PALMA (Plataforma de Apoio Lúdico à Mobilidade Aumentativa) do Programa Iberoamericano para a Cooperação e Desenvolvimento CYTED, onde se desenvolveu um protótipo de características inovadoras e que foi testado com assinalável sucesso no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian em Lisboa. Insere-se, também, num Projecto mais alargado do Programa de Cooperação Iberoamericano IBEROEKA, que permitirá a internacionalização destes protótipos em Espanha e restantes países da Região Iberoamericana.

Fonte:aqui
Aqui mais detalhes do produto
Veja o video

5 comentários:

  1. Muito interessante esse projeto, Eduardo! É impressionante o grande desenvolvimento da tecnologia. Isso é muito bom!

    Quero aproveitar e desejar um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações, saúde e muita paz para você e seus familiares!

    Abraços,
    Vera

    ResponderEliminar
  2. Tudo depende da vontade dos homens. Querendo,consegue-se.

    E neste caso mais feliz fico. Tratando-se de crianças todo o esforço é pouco.

    BOAS FESTAS para ti e todos os teus também, Vera!

    Fica bem

    ResponderEliminar
  3. Olá Eduardo!

    Aqui no Brasil, as vagas de estacionamento para pessoas com deficiência e idosos é um problema muito sério!

    Existiam vagas exclusivas há algum tempo, no entanto, até então, não tinham sido regulamentadas. A regulamentação dessas vagas aconteceu somente no dia 22/12/2008. Não é um absurdo?

    3% das vagas de estacionamento em shoppings são destinadas às pessoas com deficiência, no entanto, mesmo após a regulamentação em 2008, elas ainda não são respeitadas, porque não existe uma efetiva fiscalização por parte dos órgãos competentes.

    Aqui em São Paulo, 14 shoppings assumiram o compromisso de fiscalizar o uso das vagas de estacionamento, com o Ministério Público. Porém é preciso colocar correntes, cavaletes ou fitas. Porque, infelizmente existem muitos cidadãos no Brasil que não tiveram uma educação de berço.

    A multa também, quando acontece, é muito branda (R$53,00).

    Eduardo, como funciona as vagas de estacionamento para deficientes, em Portugal?

    O meu email é: deficienteciente@yahoo.com.br Ficarei muito grata se puder enviar alguma matéria.

    Obrigada pela gentileza em enviar a matéria do Lucas Murray, publicarei hoje mesmo.

    O blog Deficiente Ciente está à sua disposição,ok?

    Abraços
    Vera

    ResponderEliminar
  4. Que todas as crianças possam brincar...

    Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  5. Reforço o seu pedido, Cabelos Brancos.

    BOAS FESTAS para si e todos os seus também.

    ResponderEliminar