terça-feira, 22 de dezembro de 2009

EU E O FRIO

Iniciou o Inverno e logo com um frio de assustar,como toda a imprensa destacou.. Nós tetraplégicos temos dificuldade no controle da temperatura corporal pois, os mecanismos de termorregulação no tetraplégico com lesão medular são defeituosos pela interrupção de impulsos ao centro termorregulador no hipotálamo, paralisia muscular e vasodilatação não controlada, resultando em perda de calor e de termogênese pela incapacidade de produzir tremores. Consequentemente, há perda do controle da temperatura abaixo da lesão e o paciente facilmente torna-se hipotérmico.

Eu sou dos que nem á rua consegue sair com estas temperaturas tão baixas. Bem tento, mas começo a sentir um desconforto, mal estar, falta de agilidade, etc, etc, que logo me coloco no lugar da casa onde temperatura ambiente esteja agradável.
E olhem que ando bem agasalhado, com mantinha sobre as pernas rsr e tudo mais.

CUIDADO com as lareiras, aquecedores, sacos de água quente, salamandras e afins. Como não temos sensibilidade, podemos facilmente apanhar queimaduras graves.

O jeito é ficar o menos possível exposto a temperaturas baixas. Pois hipotermia pode aparecer.

6 comentários:

  1. oi Eduardo, nossa to amando seu blog. Pena que demorei tanto a descobri-lo.
    Li agora esse post sobre o frio e como me identifico. Odeio frio e n consigo mesmo sair mtas vezes no inverno. Perco mtas vezes jantares de natal e ano novo, porque n aguento o frio. Sofro mto mesmo.Carol

    ResponderEliminar
  2. Verdade, Carol! Comigo acontece o mesmo. Fico triste por no Inverno ter sempre que ficar em casa.
    Mas entre o ir passar frio e conviver, e o ficar em casa no quentinho, prefiro o quentinho. rs

    Fica bem.

    ResponderEliminar
  3. Oi boa tarde ,meu padrasto está com aquecedor,ar condicionado e todo enrrolado em cobertores e sua temperatura está entre 34 a 35,estou dando chá e café não sei oq fazer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem que consultar o médico e verificar se é normal. Cada caso é um caso.

      Eliminar
  4. Esse ano de 2018 promete... Sou tetraplégico a 24 anos e faz 2 anos que venho sofrendo mais com temperaturas baixas chegando a medir 34 graus

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde meu marido operou a cervical c5 e c6 esta com 7 meses e esta sofrendo com essa hiportemia sendo q no nosso caso moramos no amazonas e se esta calor sente um frio danado na coluna e ao mesmo tempo se transforma em calor o que devo fazer pois ele foi fazer a consulta com o orto e eles disseram q é normal e n tem o q fazer somente a fisioterapia q vai melhorar com o tempo.

    ResponderEliminar