quinta-feira, 11 de março de 2010

MUITO ALÉM DE LUCIANA - NOVELA "VIVER A VIDA"


Foi com algum entusiasmo e curiosidade que esperei que a novela, “viver a Vida”, da Rede Globo, chegasse a Portugal. Tudo porque lia e ouvia, vindos do Brasil, comentários muito abonatórios, sobre a personagem, tetraplégica, Luciana.

Chegou a novela, comecei a segui-la e meu entusiasmo transformou-se em desilusão. Não pela Alinne Morais, actriz que interpreta a personagem Luciana. Mas sim pelo que o autor reservou á Luciana.

Estava á espera e gostaria que Luciana fosse mais uma tetraplégica no meio de tantos outros. Com mesmas dificuldades, angústias, sujeita a descriminações, injustiças e abandono como todos nós. Mas aparece uma personagem rica, mimada e com direito a tudo.

Seria interessante e mais útil para todos nós que personagem fosse oriunda de uma classe social predominante entre tetrapégicos e não de uma classe social alta, como é o caso. Não que não existam Lucianas ricas! Mas não são a maioria e sendo de uma classe de grande poder de compra, tudo ela terá mais facilmente e não se notarão as dificuldades que todos nós passamos.

Qual é o tetra que logo no Hospital tem médicos praticamente privativos e com aquela disponibilidade toda? Nem no melhor do dos privados isso acontece. Seria mais útil mostrar ao país inteiro, principalmente governantes a realidade das coisas. Principalmente sendo a televisão e novela da Globo um excelente veículo de informação e único para muita gente.

Nem entendi porque um autor tão conceituado e que sempre nos habitou a papéis tão reais e susceptíveis de discussões públicas nas suas novela, cria agora um com tão pouco de realidade.

Deveria ser mostrado como são realmente tratados tetraplégicos num Hospital público, como se adquire uma cadeira de rodas e outros equipamentos necessários, quais modelos aconselham, que ajudas usa para banho, qual colchão e cama, como e onde se adquire as adaptações que ela usa e qual a ajuda que governo dá. E se dá alguma ajuda como se ultrapassa a burocracia. Se antes da alta hospitalar governo se preocupa em tornar acessível a casa para onde se vai morar. Qual vai ser o valor da pensão mensal que governo atribui a essa pessoa acidentada mensalmente e se atribui, se esse tetraplégico dependente não tiver ninguém que o possa auxiliar em casa, após acidente, onde ele se pode internar e em que condições. Provavelmente é despejado e esquecido numa casa de repouso qualquer. Medicamentos e fisioterapia como vai conseguir ter adequadamente. Sua vida nas ruas com todos os atropelos a nível de acessibilidades que conhecemos, educar-nos como prevenir úlceras de pressão, infecções urinárias e outras complicações, etc. Isto sim era o que ansiosamente esperava que acontecesse.

Aparece uma personagem rica e mimada que em nada espelha a nossa realidade. Aqueles gritos ofensivos com que ela se dirigia ás pessoas que tanto a amavam no inicio da novela, davam cabo da minha paciência…porventura era a maneira de autor mostrar como ele interpreta a nossa revolta inicial após trauma. Mas nunca vi tal absurdo! Aquilo era má educação mesmo! Então imaginem se Luciana não tivesse conforto nenhum e também abandono como maioria tem? Pois nossos familiares não são ricos e não nos podem visitar todos os dias, a qualquer hora e dar a atenção, como os dela faziam.

Já que autor reservou para a Luciana um mundo á parte, pelo menos poderia ter-lhe adaptado a casa, para recebe-la, um elevador que a transportasse até piso superior, que é onde fica quarto dela, ou então fazerem-lhe no rés do chão da casa um quarto adaptado, ter sido encaminhada para um centro de reabilitação. A rede Sarah de hospitais, por exemplo. Pais terem comprado um carro totalmente adaptado e não contratar um motorista para andar com ela ao colo. Assim procedem os ricos.

Para já não destacar comportamentos muito diferentes dos da maioria dos tetraplégicos. Aflige-me por exemplo a Luciana andar com aquelas mãos fechadas. Sendo que o habitual seria usar umas talas que são feitas por medida e servem para corrigirem futuras deformações.

Só faltava autor por milagre fazer Luciana começar a andar…

Só digo mal? Não. Também tenho elogios. Um deles é a continuação dos amores e desamores da personagem, outro é usarem personagem em iniciativas como foi o caso da praia para todos e como também a visibilidade e inclusão das pessoas com deficiência à sociedade.
Leiam também minha coluna no "Vida Mais Livre".

28 comentários:

  1. Olá Eduardo!
    Gostei muito do comentário no meu blog. Obrigado!
    Concordo em tudo o q vc escreveu sobre a Luciana da novela. Pra mim tbm foi uma decepção! Além do q vc escreveu ainda acho q ela nos coloca, os tetraplégicos reais, como sofredores por nada! Ela não tem dificuldades, pois tem tudo, não sente dores, cansaços, desconfortos, espasmos, não tem horários de cateterismos, não tem rubores e a enfermeira miúda a coloca sozinha na cama, cadeira de banho, cama de novo...ufa! Só seria possível pra uma paraplégica. Tudo bem! Rs! É novela! E tbm tem elogios como os q vc citou e q as pessoas se acostumem com nosso visual.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente, Eduardo. Sou brasileira, vivo no Brasil e acompanho a novela. Toda vez que vejo as possibilidades da personagem eu me pergunto: Mas e quem não pode pagar?
    Acontece que o autor, Manoel Carlos, só escreve sobre pessoas ricas, que moram no bairro Leblon (zona nobre do Rio de Janeiro) e ele não pretende mudar o cenário de suas novelas, pois o que é pobre não é bonito de se ver.
    Sou jornalista de tecnologia e fico feliz quando consigo escrever sobre soluções que auxiliem as pessoas com dificuldade de movimento. Hoje mesmo estou escrevendo sobre um software, que pode ser instalado gratuitamente em computadores, e ajuda pessoas que movimentam apenas a cabeça a acessarem a internet.
    Se você quiser mais informações me mande um e-mail que podemos conversar melhor.
    PS: Adorei seu blog

    Susy
    susylag@yahoo.com.br

    ResponderEliminar
  3. Andrea, obrigado eu por te ter conhecido! Vera que me alertou para teu blogue.
    Tuas mensagens são realmente aquilo que acontece no nosso dia-a-dia. É importantíssimo existirem relatos puros e genuínos como os teus.
    Eu e tu também deves receber muitas mensagens por e-mail de tetras como nós felizes por verificarem que não são os únicos, com problemas intestinais (fecalomas), urinários, depressão, abandono, etc.
    Não escondes palavras. Isso é excelente. Vê-se que alguns omitem factos. Nâo ajuda em nada. Todos de uma maneira ou de outra passamos pelos mesmos sintomas, problemas e aflições...

    É novela, mas também não precisavam exagerar! Tu numa das tuas mensagens referes-te e muito bem ao facto da Luciana ter ido experimentar roupa e sem se saber como aparecia vestida com vários modelos. Assim como um clique. rsr

    Cuida-te e não desistas nunca.

    Fica bem.

    ResponderEliminar
  4. Susy, obrigado pelo carinho e por se preocupar com nossas necessidades.

    Graças a ti e pessoas como tu, pouco a pouco vamos tendo algumas melhorias.
    Bem haja a todos.

    Quero toda a informação que me puderes facultar, sim.
    Vou mandar-te e-mail.

    Fica bem.

    ResponderEliminar
  5. Oie o meu nome e Deise e na minha escola nao tem ninguem com deficiencia fisica eu acho super fofo nao e bom mais quando agente ve agente acha especial quer cuidar estah ai para ajudar e o pessoal da minha sala e todo mundo que e contra isso nao gosta desse tipo de pessoa e eu so tenho 13 anos e eu fiko indiguinada como as pessoas pensa sobre esse tipo de coisa e eu digo - que coisa horrivel eles vem com a bençao de deus NAO de um posso que conseguiram sair vem de deus para ser bem tratado.....
    Se eu tiver que ter um filho com deficiencia eu vou gritar para todo mundo ouvir obrigada meu deus por se essa pessoa maravilhosa e trazer essa joia maravilhosa que me leva para frente....
    Beijos Xau que deus abençoi todos vcs...

    ResponderEliminar
  6. Conselheira, é isso mesmo. Todos temos o mesmo direito a ser amados da mesma maneira.

    Parabéns por não te deixares influenciar pelos demais.
    Fica bem e muitos sucessos na tua vida.

    ResponderEliminar
  7. Achei o blog super interessante. Gostei muito da matéria, só nãpo entendi a indignação já que todas as novelas do Maneco são baseadas no mundo das fantasias. Bjs

    ResponderEliminar
  8. Pois eh o maior voo do autor hoje, 29/9/10 foi o cnetro de reabilitacao/convivencia...Eh como se existisse um em cada esquina...Ele precisa descerc das nuvens

    ResponderEliminar
  9. Paulinha, "indignação" é uma palavra um pouco pesada para sintetizar o que quis transmitir.
    Triste, isso fiquei. Pois seria uma óptima oportunidade de milhares de pessoas se informarem sobre tetraplegia e isso perdeu-se.

    Anónimo, entendo teu desabafo! É chato porque quem não conhece nossa realidade pensa que aquilo é real.

    Fiquem bem.

    ResponderEliminar
  10. gente eu n concordo com o que vcs escreveram!
    o autor quiz retratar exatamente isso uma menina rica e mimada q fantasiava um mundo cor de rosa, e quando sofre um acidente ve q o mundo n é nada disso!e ainda mostra q o dinheiro n compra a felicidade.
    além de que luciana (aline morais) é a personagem principal e seria um baque na novela que uma menina rica e mimada sofrece um acidente e sentice na pele as dificuldades de um deficiente fisico!
    particulamente eu acho q ele concegui mostrar muito bem o que acontece na vida de um tetrapleco.Entendo o lado de vcs, sei q o autor poderia colocar uma personagem pobre q tem muito mais dificuldades do que a luciana mais acontece que a luciana era a principal e ele n colocaria um papel desses para um personagem que n faz quase nada na novela!
    alem do mais ele colocou uma personagem chamada camila na novela q ajuda a luciana com suas duvidas sobre sua deficencia e que tem piores condições finaceiras do q a ela!
    eu gostaria de citar meu nome e minha idade:
    meu nome é ligia e eu tenho 12 anos!
    vcs devem estar pensando q eu estou falando isso pq posso ter a personagem como uma idola, mais eu sei q os tetraplegicos sofrem de preconceito, discriminação, entre varias outras dificuldades.
    eu também gostaria de citar q n sou uma deficiente fisica mais adimiro muito quem é, por causa da sua força de vontade e perceverança para viver a vida intençamente, ultrapaçar seus limites, e viver um dia após o outro!
    espero ter ajudado alguem com esse comentario!

    obrigada!

    ResponderEliminar
  11. sou eu ligia de novo eu aguardo uma resposta ou por esse blog ou por e-mail ligiabitencour10@hotmail.com

    ResponderEliminar
  12. Ligia, é bom expores tua opinião. Assim mesmo é que funciona. Cada um é livre de dar sua opinião e discordar ou não.
    Temos é que respeitar a opinião de cada um, não é mesmo?

    Olha, eu somente gostaria que ele mostrasse as dificuldades que nós tetraplégicos passamos. Assim governo poderia mudar de politicas e ajudar-nos a termos uma vida melhor.

    Em geral nem cadeira de rodas de jeito o governo dá e a outros tetraplégicos, nem dá. Assim mostraria essa realidade e poderia ser que quem manda tomasse juizo e nos começasse a respeitar.

    Obrigado pelo teu comentário.

    Fica bem.

    ResponderEliminar
  13. oi gente! sou eu de novo lígia, bom eduardo nesse ponto eu concordo com vc o governo deveria dar mais ateção para os deficientes físicos q precisam de mais estruras para viver na sociedade!
    bom, eu tenho uma duvida muito grande sobre os paraplegicos e os tetraplegicos pode ser uma pergunta indiscreta mais eu queria mesmo uma resposta.Bom minha pergunta é:
    o que é o cateterismo?
    e se a tetraplegia tem cura?
    aguardo anciosa por uma resposta.

    obrigada!

    ResponderEliminar
  14. Ligia, bom teres voltado. Aparece sempre que quiseres, e fica à vontade para esclareceres tuas dúvidas.

    CATETERISMO é o acto de esvaziar nossa bexiga através de uma sonda/cateter. Devido nossa medula estar machucada, não sabemos quando nossa bexiga está cheia e por sua vez não sentimos vontade de fazer xixi. Se não a despejarmos acabamos por fazer na roupa. Assim de 4 em 4 horas usamos um tubo com um orificio nas duas pontas (que se chama sonda ou cateter) para chegar à bexiga e despeja-la.

    SE TETRAPLEGIA TEM CURA? Não, não tem cura. Se houver, será nos primeiros 2 anos após o acidente e só se tetraplegia não for grave.

    Fica bem e espero ter-te ajudado a saber mais sobre este assunto.

    ResponderEliminar
  15. muito obrigada!
    gente eu sei que eu incomodo (rsrs) mais é outra duvida q eu tenho se paraplegicas ou tetraplegicas podem engravidar?

    fiquem bem (aprendi com vc eduardo)

    ResponderEliminar
  16. Não incomodas nada, Ligia, blogue existe também para tirar dúvidas.

    Paraplégicas e tetraplégicas podem sim engravidar e ter filhos.

    Então fica bem também. rsr

    ResponderEliminar
  17. Ola!! meu nome é nilza, 27 anos e sou mineira, engraçado quando a novela começou a mostrar o dia a dia da personagem q usa uma cadeira de rodas eu penseii do jeito que le vive é menos dificil ser cadeirante!!! pois eu sou cadeira e o meu dia a dia é mto complicado !! mas msm assimm sou mto feliz, estudo trabalho e sou mto amada e acadeira nao me impossibilitou a nada, é complicado para algumas coisas sim mas nao totalmente impossivel!!!! acredito que se tivesse melhores condiçoes financeira ai que faria mais coisas, mas esta bom tudo que tenho e consegui foi com agraça de Deus e minha garra e coragem!!
    Isto nunca desista dos seus sonhos!!!

    ResponderEliminar
  18. É isso mesmo Nilza, dinheiro não é sinónimo de felicidade. Espero que continues a ser amada e a sentir-te realizada. Isso é muito importante.

    Eu também por cá continuarei a lutar pelos meus objectivos.

    Fica bem e obrigado.

    ResponderEliminar
  19. parabéns nilza! e a todos os cadeirantes q pensam assim como vc.

    sempre corra atras dos seus sonhos pois com garra e força de vontade q vc me parece ter td é posssivel e n vai ser uma cadeira de rodas q vai impedir ninguem de ser feliz!

    bjs a tds fiquem bem.

    ResponderEliminar
  20. comentarios muito bons.. aprendi tambem mais um pouco.. amo todos voces.. cadeirantes nunca tenham vergonha do que são.. fico feliz em saber da corajem de todos e da força de viver de todos.. beijos ... Vivam a vida

    ResponderEliminar
  21. Obrigado pelo lindo comentário, Rui. Pena maioria das pessoas não pensar dessa maneira.
    AMOR...falta-nos tanta vez, Rui...

    Fique bem.

    ResponderEliminar
  22. Não agradeça.. eu penso tudo o que disse.. só quero bem a todos.. são muito importantes na vida, apesar de muitos nao pensarem assim.. e gozarem com o problema que pode afectar qualuqer um.. o destino é assim, bom e mau mas nao o podemos mudar.. tudo pode acontecer a qualquer momento.. é pena a falta de AMOR.. fico aborreçido por saber dessa falta.. se eu pude-se dava o meu amor a todos.. abraços para todos

    ResponderEliminar
  23. Agradeço sim, e de coração, Rui!
    Pois pessoas que pensam como você, são uma alegria enorme para mim.
    Eu que encontro tanta falta de solidariedade, e reclamo, também ADORO agradecer quando acontece o contrário.
    Fique bem e nunca deixe de AMAR o próximo.

    ResponderEliminar
  24. Fique bem tambem, nunca irei deixar de amar o proximo.. pode confiar :) abraço

    ResponderEliminar
  25. o gente agora q a novela acabou o blog ainda vai continua?
    espero q sim gostei muito desse bolg um abraço!

    ResponderEliminar
  26. Ligia, o blogue já existia antes da novela e irá continuar a existir depois dela também.

    Vai aparecendo. És sempre bem-vinda.
    Fica bem.

    ResponderEliminar
  27. Olá, estive aqui, olhei, li, gostei muito, eu tb escrevo, fiz um pequeno blog para divulgar minhas letras e tb minha arte, eu sou tetraplégica, portanto, pinto e digito com a boca, visite me,
    Faço parte do grupo da APBP, www.apbp.com.br
    Este site é ótimo, adorei.
    Olha meu livro, MINHA VIDA TEM RODAS, MEUS SONHOS TÊM ASAS, PODE SER INCLUSO EM SUA LISTA DE LIVRO, OK?
    bjo grande. Eva Leite.

    ResponderEliminar
  28. Eva, obrigado pela visita e comentário.
    Já guardei teu site nos meus favoritos e irei com calma conhece-lo melhor.
    Claro que divulgarei teu livro! Conta sempre comigo. Estamos na mesma luta.
    Fica bem e boa sorte

    ResponderEliminar