quarta-feira, 19 de maio de 2010

Equipamento Social para Deficientes

Helena André inaugura na Póvoa do Varzim equipamento social do programa PARES.

A Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Helena André, inaugurou dia 08 de Maio, às 10h00, 12 residências autónomas do Movimento de Apoio de Pais e Amigos ao Diminuído Intelectual (MAPADI), financiadas pelo Programa PARES(Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais).

As 12 residências autónomas vão criar um total de 24 lugares para pessoas com deficiência, representando um investimento total de cerca de 684 mil euros, dos quais 504 mil euros correspondem a financiamento público.

O MAPADI é a única instituição no concelho da Póvoa do Varzim que está vocacionada exclusivamente para a problemática da deficiência.

Esta instituição tem como objectivo assegurar a dignificação do deficiente mental tendo em vista a plenitude do gozo dos direitos do seu estatuto de cidadão, defendendo, em especial, os direitos que tendem a assegurar a saúde, a educação, o trabalho, a segurança social e o respeito.

O Programa PARES é já uma realidade no distrito da Porto, onde se regista um investimento significativo em novos equipamentos sociais, na ordem dos 49 milhões de euros, dos quais cerca de 27 milhões de euros correspondem a financiamento público. No distrito, o PARES vai criar mais de 4800 lugares em novos equipamentos sociais, traduzindo-se em mais de 1200 novos postos de trabalho.

Criado em Maio de 2006, o Programa PARES tem como objectivo o apoio ao desenvolvimento e consolidação da rede de equipamentos sociais, apostando no desenvolvimento da protecção social das crianças, dos idosos e das pessoas com deficiência.

Desde então foram aprovados 614 equipamentos sociais em todo o país, num total de 1053 respostas sociais. Em termos de financiamento público, este ultrapassa os 212 milhões de euros, ao qual corresponde um investimento total de 424 milhões de euros.
Fonte: Governo de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário