sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Estou feliz: Consegui um emprego e entrei para a faculdade

Na maioria das vezes tenho partilhado convosco péssimas noticias. Hoje felizmente não é o caso. Tenho duas excelentes para vos deixar. Vocês que de uma maneira ou de outra sempre me apoiaram, deixando comentários, mensagens, enviando e-mails, telefonando…precisam saber.

CONSEGUI UM EMPREGO E ENTREI PARA A FACULDADE. Nem quero acreditar que isto está a acontecer! Pois a luta foi dura e longa. Mas vamos por partes:

1º - EMPREGO

Vou contar-vos um resumo do que aconteceu até conseguir. Quando estive internado no CMR do Alcoitão, pedi para ser atendido pela assistente social. Aconteceu, e peço-lhe orientação de como deveria fazer para tentar ser inserido no mercado de trabalho. Que única entidade que conhecia era o CIDEF (um centro de referência na reabilitação profissional) e não me podia apoiar em nada. Sendo que o CIDEF já estava fechado por falta de financiamento do Estado e assistente social esqueceu-se que a 20 metros de onde trabalha, existe o Centro de Reabilitação Profissional do Alcoitão, e no Norte, o de Vila Nova de Gaia.

Tentei meu Centro de Emprego. Fui muito bem atendido, registado, mas não passou disso.

Tento assistente social da minha área, veio a minha casa, conversamos, e que também não poderia ajudar-me em nada. De seguida a acção social da minha Câmara, idem.

Contacto as grandes associações, respostas zero.

Começo a enviar e-mails para todas as empresas da região, e grandes multinacionais que poderia supostamente se interessar pelos meus serviços. Tentei teletrabalho e nada.

Contacto os serviços centrais do IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional e chego á fala com um alto responsável, pela 1ª vez ouço falar em emprego protegido, apoiado, Guia de Recursos, centros de reabilitação profissional e meus direitos. Isto porque ainda não tinha computador e acesso á informação como tenho agora. Depois de IEFP me munir de informação, ninguém mais me segurou.

Sabendo que tinha possibilidades de me valorizar num centro de formação especifico para nós, contacto o de Alcoitão. Sou muito bem atendido, conheço o centro na companhia de uma técnica, apresentam-me os cursos profissionais que disponibilizavam, mas não poderia ser admitido porque não tinham verbas para contratar quem nos auxiliasse. Não aceitei aquela resposta e exigi ser recebido pela direcção. Aconteceu, e segundo eles abririam uma excepção para mim. Eu entraria, mas tinha que contratar um auxiliar. Surreal. Não tinha cabimento e nem eu condições para isso. O que irrita mais é que aquele centro é totalmente adaptado ás nossas necessidades, inclusive quem mora a mais de 30 km transportam-nos gratuitamente a casa, de 15 em 15 dias, para passarmos o fim-de-semana. Tudo perfeito. Mas nós excluídos. Enviei exposições/reclamações para todo lado, mas tudo igual.

Tento o Centro de Reabilitação Profissional de Gaia, sou também muito bem atendido, minha associação, ANDST, tentou ajudar, ainda tive esperanças mas por ser dependente não deu certo também.

Tentei através do centro de emprego fazer formação profissional. Mas impossível. Subsidiam transporte aos ditos normais, menos a nós. Impossivel ter dinheiro para pagar transporte adaptado durante a duração de um curso. Geralmente 1 ano e meio.

Viro-me para a Câmara Municipal, primeiro peço uma audiência com a Sra vereadora da acção social, vem a minha casa, conversamos e luz apareceu ao fundo do túnel. Mais, fiquei a saber nesse encontro, através da sua secretária, que em Abrantes tinha inaugurado uma faculdade. Depois verão porque toco neste assunto.
Respostas concretas demoravam a aparecer, peço uma audiência com a Sra Presidente da Câmara. Fez o favor de também vir a minha casa, conversamos e um ano depois tenho meu emprego. Comecei ontem a trabalhar num espaço TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação. Além do dinheiro me fazer muita falta, o poder produzir enche-me de alegria.

2º ENTRAR NA FACULDADE

Pois é…28 anos depois voltei a estudar. Através da secretária da Sra vereadora fiquei a saber que a universidade Aberta tinha inaugurado em Abrantes, tentei as provas de admissão e consegui entrar para Ciências Sociais. Quero muito tentar ser assistente social. É uma área que me diz muito. Foi muito bom poder testar-me, por-me á prova. No exame de História ainda sofri um pouco. Muita matéria para pouco tempo, e estava todo enferrujado, mas consegui.

Agora é ver se realmente tenho capacidade para concluir o curso…no trabalho sei das minhas limitações. Dias de chuva, frio, calor, treino intestinal, vesical…nem quero pensar nas dificuldades. Só sei que vou ultrapassar meus limites, dar o máximo dos máximos, saber sofrer, sofrer por gosto e enfrentar todas as dificuldades com certeza e convicção que nada me impedirá de conseguir meus objectivos. Força de vontade e perseverança tenho ilimitadas.

Desculpem a minha felicidade. Sei o quanto é injusto vocês estarem jogados de lado, como se de um produto de supermercado que terminou a validade se tratasse. Tem deficiência não presta. É muito duro. Sei bem o quanto dói. Mas nunca desistam. Desistir nunca. Se eu com 90% de incapacidade sou capaz, vocês também. Não aceite os “NÃOS” facilmente. Enfrente o mundo se for preciso. Sabe que temos que lutar sempre mais que todos os outros. Lutar simplesmente não chega para nós. Vão conseguir.

Sendo assim, irei vir menos vezes a este meu espaço, e Nós Tetraplégicos no Facebbok, que tantas alegrias me têm proporcionado. De qualquer maneira deixei na parte superior do blogue, alguma informação, que estará sempre disponível e actualizada. Também me podem continuar a questionar e enviar e-mails que de certeza os responderei. Poderei é demorar mais tempo.

Obrigado a todos!

24 comentários:

  1. Boa Eduardo, tu consegues, mas que maravilha, adorei a notícia,.
    É bom de mais sentirmos útil e sabermos que conseguimos ajudar as outras pessoas, mesmo que a pessoa não esta na mesma situação ou com mesmo dificuldades que estamos a passar.
    Um BRAÇO, Nelson

    ResponderEliminar
  2. EDU!
    Estou emocionada e uma lágrimazita teimosa, rola-me pela cara! Eu sabia... eu sabia que o EDU, ia conseguir!Sempre acreditei em SI e nas suas potencialidades!Na sua perseverança, na sua força de vontade, na sua genica, no seu sentido de justiça!
    São mais que merecidas essas duas "vitórias"... e como não há duas sem três... espero que daqui a uns tempos nos anuncie outra boa nova... que já tem o "canudo" e que encontrou um grande Amor!!!
    Vá dando noticias, sempre que possa ! Que DEUS o abençoe, que o seu Anjo da Guarda o guie e ajude!
    Grande abraço EDU e ..... FOOOOOOORÇAAAAAAA!!!

    ResponderEliminar
  3. Meu querido,
    É maravilhoso acompanhar suas conquistas, tão merecidas...

    Ciências Sociais foi escolha acertada! Sua luta contra injustiças e descaso, contará com um aliado forte: mais conhecimento!

    Quem passar pelo espaço TIC, se beneficiará com sua competência, boa vontade, atenção e amor, pois é assim que você age sempre.

    Que Deus te proteja, para vencer todas as barreiras! Sinto muito orgulho por você. Te adoro!

    Um beijão,

    Mônica

    ResponderEliminar
  4. Que MARAVILHA!!
    O teu entusiasmo é contagiante...mas eu estou mt FELIZ por teres CONSEGUIDO!!
    Realmente o "pensamento" ajuda muito, mas a tua PERSISTÊNCIA e DETERMINAÇÃO são SURPREENDENTES.
    PARABENS e MUITA CORAGEM para o teu novo estatuto na Vida Activa...
    "TRABALHADOR-ESTUDANTE" :) é uma honra poder estar tão perto de uma pessoa como TU, Eduardo!
    Um forte abraço e FORÇA
    Isa

    ResponderEliminar
  5. Parabéns Eduardo. Prova que não há impossíveis....há difíceis. Você é um lutador com garra. Merece tudo e mais ainda. Força!

    ResponderEliminar
  6. Estou super feliz Eduardo! Força e perseverança tu tens de sobra, eu sei que vais conseguir!
    Muito sucesso e montanhas de felicidades é o que te desejo do fundo do coração amigão.
    Com isto tudo espero que não faltes amanhã à apresentação do livro. Vê lá..quero dar-te aquele abraço. Beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Ena, não consigo imaginar notícias melhores !!! Espectacular...
    Muitos parabéns. E que sejas um ótimo trabalhador e um espectacular estudante !!!

    ResponderEliminar
  8. Que dizer de uma pessoa que, depois de tanto lutar com tantas dificuldades, ainda escreve "Desculpem a minha felicidade"??? Eduardo! Mas, de facto, quanto mais se luta, maiores são as hipóteses de conseguir. Muitas vezes dou o exemplo de uma amiga minha que, apesar de não conseguir andar sem muletas, por ter uma perna muito mais curta do que a outra, era ela que fazia a limpeza em casa da mãe, até aspirava, casou-se, tem uma filha e trabalha (é telefonista), enquanto pessoas cheias de saúde se lamentam, não é verdade?
    Um beijinho e toda a força nesta nova fase feliz!

    ResponderEliminar
  9. Obrigado a todos de coração. Vocês são muito importantes para mim. É muito bom saber que estão desse lado, me acompanham e poder comemorar convosco.
    Bem haja e não tenho palavras para vos agradecer.

    Madalena, é que eu sou uma excepção. Maioria continua isolada e jogada de lado. No meio de tão pouco até sinto um certo constrangimento por esta euforia.

    Fiquem bem

    ResponderEliminar
  10. Edu, nem sei expressar o quanto feliz estou por ti. Mereces isso tudo e muito mais. Finalmente vais voltar à vida activa, o que me faz sonhar e acreditar que um dia também o farei. Muitas felicidades para esta nova etapa da tua vida. Vais ver que consegues, porque se nunca desististe até aqui...pela minha parte, estarei sempre deste lado, para tudo o que precisares. Com limitações, claro, mas estarei aqui, um beijo imenso.

    ResponderEliminar
  11. eduardo,fico satisfeito em estares a alcançar os
    teus objectivos.
    PARABENS:

    ResponderEliminar
  12. Querer é poder e quem procura sempre encontra, boa sorte... não deixe que lhe chamem nunca mais deficiente

    ResponderEliminar
  13. Oi Eduardo, vi seu link no blog da madalena e vim conhecer. Fiquei emocionada com seu relato, força, perseverança e fé e tudo que nós dá energia pra lutar... Você é um vencedor da vida. Vou seguir e convido a conhecer meu blog e seguir se gostares. Gostei muito de conhecer e estarei de volta sempre.Desejo um belo domingo, com encantada semana. Beijo grande!
    Smareis

    ResponderEliminar
  14. Obrigado a todos. É muito bom te-los comigo.
    Desejo que assim como eu, consigam ir realizando vossos sonhos.
    Fiquem bem

    ResponderEliminar
  15. Edu, mais uma vez Parabéns!!!!!!!!!!! sabes o quanto torço por ti e o quanto estou feliz!!!
    eu sei q sabes..mas agora quis dizer em público!tua felicidade contagia e no meu ver só nos faz andar para frente!e fazer acreditar q todos nos conseguimos!!! não sei explicar, mas ha anos q aturas minhas "neuras", meus "desabafos", tenho tanto carinho por ti! bjs meu eterno amigo!
    p.s- fiquei com ciumes da Monica belo! rs Carol

    ResponderEliminar
  16. Olha a minha amiga famosa, Carol! rs
    Eu sei. Carinho é mutuo. Quero muito que consigas alcançar, também, teus objectivos: trabalho, um mestrado na tua area...conta sempre comigo.
    E nada de ciúmes com a Mónica, ela foi das melhores coisas que apareceram, nos últimos anos na minha vida. Muito das minhas conquistas também se devem a ela.
    Fica bem e boa sorte para o Joquinha.

    ResponderEliminar
  17. Grande Eduardo,

    Fico muito feliz, por ti e pela comunidade.

    Porque a cada passo que deres em frente, estará a comunidade de pessoas com deficiência de Portugal a dar um passo também.

    Não nos podemos esquecer que por cada pessoa que podia fazer alguma coisa e não quer, haverá sempre duas que queriam mas não podem.

    FORÇA! Em frente é o caminho!

    ResponderEliminar
  18. Que lindas palavras, Pedro! Vindo de si tem muito significado para mim.
    Concordo consigo, mas até me sinto constrangido de dizer que trabalho, sendo que tantos outros amigos continuam ignorados.
    Fique bem
    Eduardo

    ResponderEliminar
  19. "O importante não é vencer todos os dias, mas lutar sempre." (Waldemar Valle Martins)...PARABENS...NAO DESISTA NUNCA DE SEUS OBJETIVOS..VC É CAPAZ DE MUITAS COISAS IMAGINAVEIS. O QUE PASSOU...PASSOU. VIVA UM DIA DE CADA VEZ...ESPERANDO CHEGAR NUM FUTURO DE SUCESSO...VC TA NO CAMINHO CERTO...ABÇOS

    ResponderEliminar
  20. Obrigado pelo comentário!
    Interessa é o futuro. Concordo consigo.
    Fique bem

    ResponderEliminar