sábado, 10 de maio de 2014

Lesão medular completa e funcionamento sexual

Os seguintes aspectos do funcionamento sexual são susceptíveis de ser afectadas quando uma lesão medular completa ocorreu em homens:

Sensação genital ou orgasmo. Para mulheres e homens com lesões na medula espinhal que estão completos em qualquer nível, não há provavelmente nenhuma sensação genital ou orgasmo. Algumas pessoas aprendem a transferir sentimentos eróticos de outras partes de seus corpos que têm a sensação.
Sentimentos físicos e mentais eróticos. Uma lesão completa não exclui os sentimentos sexuais eróticos. Muitas pessoas são capazes de mudar sua fonte de erotismo, para que o cérebro recebe sinais sexuais de partes do corpo que não sejam os órgãos genitais. O cérebro aprende a reagir sexualmente prazeroso tocar em outras áreas do corpo, tais como os lóbulos da orelha e atrás do pescoço.
Ereção tocar (ereções reflexas). Homens com lesões que são T10 e acima são propensos a experiência descontrolado reflexo em resposta ao toque no pênis. Isso ocorre porque o arco reflexo (do pênis para a parte inferior da medula espinhal e volta novamente) funções independentemente do cérebro. Este tipo de ereção muitas vezes é recebido por homens com lesão da medula espinhal, pois isso significa que eles podem ter uma ereção por atividade sexual. Às vezes os homens com SCI estão insatisfeitos com ereções reflexas, porque pode acontecer quando eles não querem que – durante um cateterismo ou a qualquer momento quando o pênis é tocado. Para alguns homens com SCI, a ereção reflexa pode não ser totalmente confiável ou não pode durar muito tempo suficiente para algum tipo de atividade sexual. Nestes casos, pode ser utilizado um formulário de realce da ereção.
Ereção mental. Ereção reflexa tocar não é possível quando a lesão ocorre na parte inferior da medula espinhal (abaixo T10). No entanto, a estimulação mental como um pensamento sexual ou fantasia pode levar a um alargamento do pênis. Algum líquido seminal pode fluir. Após esta emissão de líquido seminal, a ereção é normalmente perdida. Os homens que têm um SCI completa abaixo T10 geralmente optar por usar alguma forma de realce da ereção.
Ejaculação. A maioria dos homens com uma lesão na medula espinhal experiência alguma interrupção na ejaculação, no entanto, pode haver muita variação entre indivíduos.

Fonte: Tudo Sobre Saúde

Sem comentários:

Enviar um comentário