Curiosamente é o serviço onde se notam mais disparidades nas condições de acessibilidades a pessoas com mobilidade reduzida, sendo o serviço Alfa Pendular o mais acessível e, o Internacional completamente inacessível.
Serviço Regional e Inter-Regional
Os serviços Regional e Inter-Regional são compostos por dois tipos de comboios, os elétricos, da série 2240, e os a diesel, da série 592(Espanhola) – que inclui as séries 0350 e 0450.
-Os comboios diesel das séries 592, 0350 e 0450 são inacessíveis aos cidadãos que se deslocam em cadeira de rodas, por 2 motivos:
-Falta de espaço interior
-Falta de acessos, pois, estes comboios são mais altos e as portas são mais estreitas.
Os serviços Regional e Inter-Regional são compostos por dois tipos de comboios, os elétricos, da série 2240, e os a diesel, da série 592(Espanhola) – que inclui as séries 0350 e 0450.
-Os comboios diesel das séries 592, 0350 e 0450 são inacessíveis aos cidadãos que se deslocam em cadeira de rodas, por 2 motivos:
-Falta de espaço interior
-Falta de acessos, pois, estes comboios são mais altos e as portas são mais estreitas.
Comboios elétricos da série 2240
- Dois lugares para cadeira de rodas por comboio.
- Rampas amovíveis a bordo.
- WC acessível.
- Informação visual e sonora da próxima estação.
Os comboios deste serviço (diesel ou elétricos) têm disponíveis estes serviços em praticamente todas as linhas.
Serviço Regional da Linha do Vouga e do Tua – Via estreita
A Linha do Vouga é das mais inacessíveis em Portugal, porque os comboios, da série 9630 têm as seguintes características:
- São altos
- Não permitem a entrada de cadeiras de rodas
- Não têm avisos sonoros
- As estações não estão minimamente preparadas para pessoas com deficiência, seja ela qual for.
A Linha do Tua, atualmente, só funciona num pequeno troço entre Cachão e Mirandela. Esta linha utiliza as automotoras da série 9500:
- Não são acessíveis
- Não têm avisos sonoros ou visuais de próxima paragem.
Serviço Intercidades
Este é o serviço com mais comboios inacessíveis:
- Nenhuma carruagem permite o acesso a cadeiras de rodas
- Tem avisos sonoros mas não visuais
- Não possui outros apoios ao nível da acessibilidade.
A Linha da Beira Baixa,onde circulam as automotoras da série 2240 (serviço Intercidades), constitui-se como uma exceção à regra. No entanto, nem sempre são estas automotoras a executar o serviço, o que pode implicar a impossibilidade de embarque do passageiro.
Serviço Alfa Pendular
O serviço de topo da CP, que utiliza as automotoras elétricas da série 4000, é também o mais acessível.
Comboios da série 4000:
- Acesso por elevador próprio.
- Dois lugares para cadeiras de rodas.
- Avisos sonoros e visuais de próxima paragem.
- WC acessível.
- Não é possível uma cadeira de rodas aceder ao bar nem tão pouco circular entre carruagens.
Serviço Internacional
Neste momento existem apenas dois comboios Internacionais, são o Porto – Vigo e o Lisboa – Madrid – Paris.
O serviço Porto – Vigo é realizado pelasautomotoras da série 592, que não possibilitam o acesso a uma pessoa que se desloca em cadeira de rodas, porque têm portas muito estreitas e não possuem espaço suficiente no seu interior.
As carruagens Talgo, do serviço Lisboa – Madrid – Paris não possuem forma de aceder com uma cadeira de rodas, sendo a solução encontrada a de pegar na pessoa ao colo e colocar a cadeira no vagão gerador, que acompanha sempre estas carruagens.
Este serviço altera a sua composição em Irún, estação de fronteira Franco-Espanhola, onde se faz o transbordo para os comboios TGV franceses, e se segue para Paris. Os TGV apresentam boas condições de acessibilidade para pessoas em cadeiras de rodas.
As Estações:
Os serviços Longo Curso utilizam as mais variadas estações, tornando-se complexo estar a pormenorizar todas. No entanto, existem algumas situações de desconformidade ao nível das acessibilidades, como o comboio parar na gare oposta à parte acessível da estação, ou as gares serem demasiado baixas, não existindo uniformidade de altura em toda a rede ferroviária.
ATENÇÃO!
- Existem várias ligações que fazem mudança de comboio na Estação de Entroncamento, que é acessível mas que tem as gares baixas. É assim necessário utilizar uma plataforma elevatória para entrar e sair do comboio em todas as linhas.
- De forma a poder planear a sua viagem da melhor forma possível, recomendamos que contate o Serviço Integrado de Mobilidade (SIM), oferecido pela CP, recolhendo informações específicas sobre as estações que precisará de utilizar.
Fonte: Lisboa (In)Acessivel
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