sábado, 27 de janeiro de 2018

Por que a vida independente é importante para pessoas mais velhas?

Há uma grande discussão a nível europeu e internacional sobre os direitos das pessoas mais velhas. Sabemos que a Europa está envelhecendo (ou seja, as pessoas vivem mais tempo, portanto, o número de pessoas idosas está aumentando), e entendemos que os Estados membros estão sob pressão para prover o aumento do número de pessoas idosas em seus países. Também sabemos que, em toda a Europa, há preocupações quanto à falta de serviços de assistência e cuidados para pessoas idosas; Muitas pessoas mais velhas estão sujeitas a abusos, enfrentam a solidão, muitas famílias estão lutando para cuidar de seus familiares mais velhos. No plano internacional, o trabalho está em curso há algum tempo para possivelmente introduzir um novo tratado centrado nos direitos das pessoas idosas.


A Rede Europeia de Vida Independente - A ENIL está preocupada com o crescente foco no atendimento residencial na União Européia e as demandas para aumentar o número de estabelecimentos de cuidados residenciais na Europa. Isso vai contra os esforços para promover serviços comunitários de qualidade para todos aqueles que necessitam de apoio, como uma alternativa aos cuidados residenciais e institucionais.

Muitas pessoas mais velhas precisam de apoio e cuidados porque adquiriram deficiências em uma fase posterior da vida. É crucial que as pessoas idosas com deficiência recebam os direitos garantidos pela Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CRPD), e isso inclui a possibilidade de viver de forma independente na comunidade. Como é esclarecido no Comentário Geral sobre o Artigo 19 , o direito à vida independente e comunitária aplica-se a todas as pessoas com deficiência, independentemente da idade.

Para entender melhor por que a vida independente é importante para pessoas mais velhas, falamos com dois ativistas de deficiência - Anne Pridmore, do Reino Unido, e Gordana Rajkov, da Sérvia. Apresentaremos a perspectiva de outros ativistas mais velhos da deficiência nas futuras edições da nossa Newsletter.

Por que a vida independente é importante para pessoas mais velhas?

Anne Pridmore (AP): Por que a vida independente é importante para pessoas mais velhas? A Vida Independente é extremamente importante para mim porque me dá a oportunidade de permanecer na minha casa com meus dois cães e de prosseguir as atividades que gosto com as pessoas certas para me apoiar.

Gordana Rajkov (GR): Penso que a vida independente é importante, em primeiro lugar, para as pessoas que vivenciaram uma vida independente durante a maior parte de sua vida, certamente antes de chegarem à idade que é considerada como você definir como uma "pessoa idosa" . Se você tem vivido de forma independente quando era mais jovem (30-40 anos de idade), obviamente, é muito importante para você manter esse modo de vida quando tiver mais de 60 a 70 anos de idade.

Se essas pessoas viveram a maioria de suas vidas com sua família ou por si mesmas e nunca ouviram falar sobre a filosofia da Vida Independente, acho que não é fácil conscientizar uma vez que têm 70 anos de idade.

No entanto, é muito importante que o princípio básico da filosofia de vida independente - escolha, esteja em vigor para todos. Então, deve ser uma decisão do indivíduo em que eles querem viver, como e com quem. Portanto, vou insistir na escolha, que deve estar disponível para pessoas mais velhas, como para todos os outros. Além disso, com base na minha experiência, muitas pessoas mais velhas vivem de forma independente em suas casas, com serviços de apoio na comunidade local. Normalmente, trata-se de cuidados domiciliários, que se baseiam em princípios que diferem da Vida Independente, como a definiríamos.

Qual é a aparência da vida independente para pessoas mais velhas?

AP: Independent Living é sobre ter o direito de escolher quem você tem para apoiá-lo. Permanecendo em uma posição para otimizar a escolha e o controle sobre a hora que eu levanto, ir para a cama, a comida que eu como, quando tomo banho. Muitas pessoas mais velhas exigirão apenas um suporte mínimo. Isso, claro, dependerá do quanto eles possam fazer por si mesmos. Muitas pesquisas foram feitas sobre o valor de permitir que as pessoas idosas permaneçam em sua própria casa, o que muitas vezes resulta em uma vida útil mais longa.

GR: Minha experiência é (vivendo de forma independente por muitos anos), não difere da maneira como eu vivi antes. Exceto que, à medida que envelheço, preciso de mais ajuda e apoio com atividades cotidianas, que não posso realizar como fiz antes. O básico é que estou fazendo minhas escolhas, tomo minhas próprias decisões e controlo minha vida sozinho.

Existem desafios ou barreiras adicionais para acessar a vida independente como pessoa idosa?

AP: Um dos desafios que estou enfrentando é sobre recursos. Por exemplo, é mais barato hospedar alguém na casa de um idoso. No entanto, isso deve ser calculado em termos do fato de eu estar empregando seis assistentes pessoais, que por sua vez estão aumentando a economia.

GR: Certamente, desafios ou barreiras adicionais podem ser legislação nacional (ou local), o que pode restringir o direito de ter serviços, como assistência pessoal, com base na sua idade. Além disso, problemas e condições de saúde podem influenciar a sua decisão de viver de forma independente, apesar do seu estilo de vida.

Como sua experiência de vida independente mudou à medida que envelheceu?

AP: É cada vez mais difícil justificar o custo do meu pacote de cuidados. No entanto, porque emprego minha equipe pessoal, ainda tenho autonomia / escolha na minha vida.

GR: Como dito antes, minha experiência em viver de forma independente não difere da maneira como eu vivi antes, exceto que agora estou envelhecendo, preciso de mais ajuda e apoio com atividades cotidianas, o que não sou capaz de fazer como antes.

Por que as pessoas idosas devem se preocupar com a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (UNCRPD)?

AP: UNCRD é extremamente importante para as pessoas mais velhas porque, o artigo 19 estabelece em direito o direito à vida independente. Além disso, o artigo 8 da Convenção Europeia dos Direitos Humanos prevê um direito ao respeito da "vida privada e familiar", da sua casa, etc.

GR: O UNCRPD é um documento sobre direitos humanos e a responsabilidade da sociedade de proporcionar condições que permitam às pessoas com deficiência atingir esses direitos, independentemente da idade, gênero e outras diferenças. Há uma chance maior de que pessoas mais velhas vivam sozinhas, porque seus filhos têm suas próprias famílias e não terão muito apoio delas. Portanto, este documento também é relevante para pessoas idosas, porque também define seus direitos. Isto é particularmente importante porque, à medida que as pessoas envelhecem, eles podem ter mais problemas de saúde e precisarão de apoio nas comunidades locais - para permitir que eles permaneçam em suas próprias casas, se eles decidirem, e vivam a vida como viveram antes.

Fonte: ENIL

Sem comentários:

Enviar um comentário