segunda-feira, 31 de julho de 2017

4.ª edição do concurso de fotografia "A inclusão na diversidade"

Foi lançado em 2014 pela Plural&Singular, em parceria com o Centro Português de Fotografia (CPF), e em 2017 continua à procura de "inclusão na diversidade". O concurso de fotografia internacional em que TODOS cabem está de volta para mais uma edição, a quarta. No ano de arranque estiveram 61 imagens em concurso, um número que evoluiu para 85 na 2.ª edição. O desafio agora é claro mas não é simples: manter ou ultrapassar a o resultado da 3.ª edição: 144 fotografias. Vamos tentar", responde a organização que avança com uma pergunta e imediatamente deixa a resposta: "Quer ajudar? Concorra". As candidaturas podem ser entregues por correio ou email até 15 de outubro.

Já se sabe que este concurso pretende assinalar o aniversário da Plural&Singular e o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, ambos comemorados a 3 de dezembro, e que a ideia principal é captar através de uma imagem o verdadeiro sentido de inclusão ou que denuncie a falta dela.

Esta 4.ª edição do concurso de fotografia mudou as cores ao cartaz, elaborado pelo estúdio criativo +1, tem mais parceiros de divulgação - Terras Dentro e Duas Caras - Gazeta Vimaranense - e continua a aceitar mais entidades que se queiram associar, assim como outros apoios e patrocínios. Aliás, um dos apoios importantes que este ano o concurso de fotografia vai receber vem precisamente da entidade que tutela a Plural&Singular: o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P..

O terceiro elemento do júri da edição de 2017 respira e transpira "inclusão" em tudo o que faz e sempre esteve ligado ao concurso desde o início. Ora como candidato, na 1.ª edição, ora como representante da Pró-Inclusão - Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, que se constituiu em 2015 parceiro de divulgação da iniciativa. Este ano, a organização entendeu que estava na hora de uma das personalidades que mais trabalha em prol da inclusão integrar a iniciativa e o convite foi imediatamente aceite. Falamos de David Rodrigues, o professor de Educação Especial e presidente da Pró-Inclusão é o jurado convidado para a 4.ª edição deste concurso de fotografia. O expert em educação inclusiva - cujo trabalho foi recentemente distinguido pela Divisão de Serviços e Educação Especial Internacional (DISES) do Conselho de Crianças Excecionais, a mais prestigiada instituição mundial no campo específico da Educação Especial e Inclusiva - vai acompanhar Sónia Silva, a representante do Centro Português de Fotografia, nomeada presidente do júri, e o fotojornalista do jornal Público, Paulo Pimenta.

Aproveita-se para referir que estão disponíveis no site da Plural&Singular as galerias de imagens - de 2014, de 2015 e de 2016 - que reúnem as quase trezentas candidaturas das três edições anteriores. Num concurso dedicado a TODOS, a Plural&Singular dá protagonismo a TODOS e não apenas aos vencedores.

A Plural&Singular volta a lançar um repto a todas as entidades e instituições para participarem e darem a conhecer os projetos que poderão estar por trás das imagens que candidatam. Mais do que ganhar, o objetivo é contribuir para o registo da Inclusão na Diversidade, participando…

Relembramos que o tema para este concurso - "A Inclusão na Diversidade" –pretende estimular o “olhar atento” por parte das pessoas ao verdadeiro sentido de inclusão e à presença ou ausência dela no meio que as rodeia, assim como, fazer com que reflitam sobre o que é uma sociedade caracterizada pela diversidade.

Desmistificar a deficiência junto das pessoas sem deficiência e combater os atos discriminatórios associados às ‘diferenças’ são outros propósitos importantes deste concurso de fotografia promovido em prol de uma sociedade verdadeiramente inclusiva na diversidade.

Embora esteja patente no regulamento, nota para o facto das fotografias serem avaliadas com base nos seguintes critérios: adequação ao tema do concurso; originalidade; criatividade; composição e podem concorrer todos os fotógrafos, amadores e profissionais, crianças e adolescentes, jovens, adultos e idosos, a título individual ou em representação de alguma entidade.

Por último, sublinhar que a entrega de trabalhos decorre até 15 de outubro e os vencedores do concurso são anunciados publicamente com o lançamento da 19.ª edição da Plural&Singular durante a manhã do dia 3 de dezembro e numa cerimónia a realizar na parte da tarde no Centro Português de Fotografia, no Porto.

Mais informações através do email geral@pluralesingular.pt ou pelo telefone 913077505

Regulamento
Ficha de inscrição
Autorização parental
Cartaz em PDF
Cartaz em JPEG

Informação completa: Plural&Singular

Sem comentários:

Enviar um comentário