sábado, 8 de julho de 2017

Nova edição da revista inclusiva Plural&Singular

A Plural&Singular ‘viajou’ para os Açores e para a Madeira, para perceber se estes dois arquipélagos afortunados - olhando à história, cultura e à paisagem - para as pessoas com deficiência que lá residem ou visitam têm assim tanta ‘fortuna’ para oferecer? Esta viagem não se propõe a responder a esta pergunta e no final da reportagem, provavelmente o leitor também não vai encontrar nenhuma resposta, o que, ainda assim, não invalida a questão colocada… Mais de 20 páginas para ler na CAPA da 18.ª edição da revista digital.
Depois de receber um importante prémio internacional, a Plural&Singular decidiu conhecer melhor David Rodrigues, o professor de Educação Especial e presidente da Pró-Inclusão - Associação Nacional de Docentes de Educação Especial. Nesta entrevista o “embaixador português da educação inclusiva” faz um balanço dos 40 anos de vida profissão ligado à educação de pessoas com deficiências e dá a conhecer melhor o menino, o professor, o otimista, o sonhador que tem dentro de si.

A Carlota é a prova de que um diagnóstico não é uma sentença para a vida. Sim, nasceu com “paralisia cerebral à direita e também tem o lado esquerdo comprometido”, mas o esforço diário da família é que se torne “uma menina o mais autónoma possível”. É a mãe, Sónia Silva, quem relata esta jornada desde que a Carlota nasceu, até partir para a Tailândia em busca dessa autonomia e alimentando o sonho de encontrar o El Dourado. Eis o destaque de SAÚDE E BEM ESTAR a partir da página 31.

“José Lourenço toma posse no CPP e quer equiparação aos Olímpicos” é a entrevista de destaque da secção de DESPORTO desta edição da revista digital. Com a saída de Humberto Santos e feitas eleições, abriu-se um novo ciclo no Comité Paralímpico de Portugal (CPP). José Lourenço assumiu funções em março, tendo estabelecido como objetivo principal a equiparação com os atletas olímpicos. Em entrevista à Plural&Singular, o novo líder do movimento paralímpico reservou para mais tarde perspetivas sobre os próximos Jogos Paralímpicos e focou como meta a promoção do desporto para pessoas com deficiência a partir da base.

Em TECNOLOGIA E INOVAÇÃO apresenta-se uma luva eletrónica que permite a pessoas com problemas nos músculos e nas articulações da mão pegar em objetos pesados e na secção PLURAL&SINGULAR a especialista em turismo inclusivo, Ana Garcia, dá a conhecer o mais recente projeto para ajudar a encontrar os locais mais acessíveis através de uma simples plataforma, a Tur4all.

As mais de 100 páginas de mais uma revista digital ainda guardam espaço para falar, na secção de CULTURA, de Teresa Mascarenhas e da associação que preside em Cabo Verde e do Teatro Nacional São João que trabalha afincadamente para a cultura ser acessível a TODOS r também de apresentar um LUGAR multissensorial em Valongo dedicado às crianças com necessidades educativas especiais.

Não deixe de se inteirar do projeto “Nós, os cuidadores - Sessões de grupo para cuidadores informais”, que a Plural&Singular preparou e que vai finalmente sair do papel para ajudar cinco cuidadores informais que terão um total de 10 horas de apoio em grupo, concentradas em quatro sessões dinamizadas pela psicóloga clínica Marta Freitas Figueiredo.

Descubra quem é o elemento do júri convidado para a próxima edição do concurso de fotografia “A inclusão na diversidade”, promovido pela Plural&Singular e que é lançado a 24 de julho. Espreite a antevisão da Normédica, conheça Inês Fernandes, lançadora do peso e que soma mais de 50 medalhas internacionais no PERFIL desta edição. Tem mais entrevistas, notícias e, não se esqueça, muitos artigos de opinião para ler, um importante contributo dos cronistas da Plural&Singular para completar a edição de 115 páginas de conteúdo jornalístico dedicado à temática da deficiência e da inclusão.

Fonte: Plural&Singular

Sem comentários:

Enviar um comentário