quarta-feira, 5 de julho de 2017

ENIL publica relatório sobre as barreiras à vida independente

A Rede Europeia de Vida Independente - ENIL está a lançar o seu último contributo para melhorar a compreensão do direito de viver de forma independente na comunidade, estabelecido no Artigo 19 da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CRPD). O relatório, intitulado "Abordar as barreiras à vida independente em todo o globo", vem quando o Comitê sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Comitê da CRPD) se prepara para adotar uma Comentário Geral sobre o Artigo 19 da CRPD em agosto.

O relatório discute os desafios relacionados à falta de compreensão do Artigo 19. Ele aborda preocupações relacionadas à aplicabilidade universal do conceito de vida independente, demonstrando que o Artigo 19 pode trabalhar em qualquer lugar do mundo, independentemente das diferenças culturais. Outros desafios para a vida independente e a inclusão na comunidade, discutidos no relatório, incluem atitudes e estigmas negativos para as pessoas com deficiência, a falta de apoio às famílias, a prevalência de serviços institucionais, as barreiras nos serviços de apoio comunitário e os serviços comuns e as barreiras relativas a outras CRPD Provisões, que afetam a implementação do artigo 19.

O relatório aborda algumas das questões mais difíceis, como se as pessoas com deficiência podem optar por viver em uma instituição, se as casas do grupo estão em conformidade com o artigo 19 e como iniciar o processo de desinstitucionalização.

As recomendações, descritas no relatório, foram compartilhadas com o Comitê da CRPD em março, para auxiliar na redação da Observação Geral. Eles podem ser usados ​​pelos governos e organizações da sociedade civil, juntamente com o Comentário Geral sobre o Artigo 19, para identificar as ações necessárias para implementar o Artigo 19 CRPD.

A ENIL apresentará o relatório em uma mesa-redonda em Bruxelas, no final de agosto, para coincidir com a 18ª sessão do Comitê da CRPD em Genebra. Se você estiver interessado em participar, envie um e-mail para Lilia Angelova Mladenova em lilia.angelova@enil.eu.

A redação e publicação do relatório foram possíveis graças ao generoso apoio da Open Society Foundations - Iniciativa de saúde mental.

Baixe o relatório AQUI.

Fonte e mais informação: ENIL

Sem comentários:

Enviar um comentário