segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Caminho do Xisto Acessível do Gondramaz

O “Caminho do Xisto Acessível do Gondramaz” foi projectado tendo em vista a máxima acessibilidade, permitindo a sua utilização por pessoas portadoras de incapacidade e inclusive, invisuais que têm um sistema interactivo que lhes permite visitar o local, e conhecê-lo com os restantes quatro sentidos.

O traçado deste Caminho do Xisto na Aldeia de Gondramaz, possibilita aos seus utilizadores desfrutar da envolvente natural de Gondramaz, marcada por uma frondosa mancha de castanheiros e carvalhos, observando a aldeia de um plano superior, para depois se poderem embrenhar por ruas, tendo aí um contacto mais próximo com a aldeia. Esta caracteriza-se pelo tipo de construção bastante característico, sendo o Xisto utilizado como matéria-prima base na construção das casas. Contudo, as ombreiras das portas e janelas são de madeira (robustos barrotes de castanho ou carvalho), dada a pouca resistência do xisto para esta finalidade.

O percurso tem o seu início no caminho de terra que circunda Gondramaz, numa zona de acolhimento especialmente construída para o efeito e percorre esta via numa extensão de apenas 40 metros, para inverter por uma vereda em direcção ao centro da aldeia; rodeada por uma mancha significativa de Castanheiros naquilo que sobra do antigo souto da aldeia e nos faz recuar para os tempos mais antigos.

Mais Informações

* Câmara Municipal de Miranda do Corvo
* Praça José Falcão
3220-206 Miranda do Corvo
* (+351) 239 530 320
* (+351) 239 532 952
* camara@cm-mirandadocorvo.pt
* www.cm-mirandadocorvo.pt

2 comentários:

  1. Isto sim é inclusão!
    Imagino que deve ser uma caminhada histórica inesquecível, Eduardo.
    Parabéns a todos aqueles que projetaram este percurso pensando na acessibilidade!

    Abraços!

    ResponderEliminar
  2. E olha que neste tipo de aldeias, só por si já é complicado as acessibilidades. Remotas, ruas muito estreitas, materiais muito antigos...não deve ter sido fácil.
    Fica bem

    ResponderEliminar