segunda-feira, 11 de outubro de 2010

“Super-Heróis ou positivamente diferentes? Cinema, Banda Desenhada e a Diferença”

Iniciativa “Super-Heróis ou positivamente diferentes? Cinema, Banda Desenhada e a Diferença”

O IPCVI irá efectuar, com o apoio da Câmara Municipal da Amadora e no âmbito do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora (FIBDA) a iniciativa “Super-Heróis ou positivamente diferentes? Cinema, Banda Desenhada e a Diferença”.

A realização do evento terá lugar nas instalações do Fórum Luís de Camões da Câmara Municipal da Amadora, dia 31 de Outubro de 2010 (Domingo) pelas 15 horas. Este é um local com acessibilidades e funcionalidades de apoio a participantes com necessidades especiais, estando a organização a desenvolver esforços para encontrar soluções que permitam assegurar a tradução simultânea da iniciativa em Língua Gestual Portuguesa.

Os media e as artes nem sempre tiveram um papel positivo no derrube de estereótipos e preconceitos de que são alvo as minorias. Os Super-Heróis de Banda Desenhada são um excelente exemplo de boas práticas na medida em que a maioria das capacidades das personagens que as tornam diferentes de um padrão mítico de normalidade são valorizadas positivamente como super poderes.

Esta iniciativa contará com a presença de um conjunto de especialistas nacionais para debater como é que as aventuras destas super personagens, cujo alcance mediático foi entretanto amplificado pelos avanços tecnológico na indústria do cinema e pela internet, poderão ser utilizadas como instrumentos de transição e consolidação de sociedades mais inclusivas, coesas, de melhor qualidade e competitivas.

Objectivos:
• Estimular jovens criadores para desenvolver histórias e personagens que ajudem/abordem ao processo de mudança de mentalidades.

• Estabelecer parcerias locais com o objectivo de organizar eventos mediáticos, criar conteúdos gráficos, multimédia, etc., que abordem positivamente a diferença.

• Estimular Mudanças de Mentalidades/Atitudes.

Os temas a abordar nesta conversa, entre outros, poderão ser:
a)Os Super-Heróis de Banda Desenhada como instrumento de aprendizagem social e respeito pela diversidade;

b)O combate à exclusão e ao preconceito como incentivo criativo: a responsabilidade social dos contadores de estórias, ou;

c)As plataformas multimédia online como oportunidade de divulgação de conteúdos de sensibilização e promoção positiva a diferença.

Esta iniciativa “Super-Heróis ou positivamente diferentes? Cinema, Banda Desenhada e a Diferença” decorrerá no âmbito Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora (FIBDA) cujo ingresso é pago. Nesta medida, o IPCVI tem 50 convites para quem se inscrever no nosso evento.

A inscrição é obrigatória e a lotação limitada.

Atenção: os convites só serão entregues na bilheteira do FIBDA mediante a apresentação do comprovativo de inscrição.

Sem comentários:

Enviar um comentário