segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Lisboa, Transportes Cada Vez mais Públicos

A rede de transportes públicos de Lisboa é muito ou pouco acessível? Quais os pontos fortes, e quais os aspectos a melhorar? O que pode ser feito pela Câmara Municipal e pelos diversos operadores de transporte público?

Em Outubro, o Plano de Acessibilidade Pedonal de Lisboa vai abordar estas questões. E as opiniões, sugestões e comentários dos cidadãos serão úteis e muito bem vindas – tanto as opiniões de quem usa, como as opiniões de quem gostaria de poder usar mas não consegue.

O Projecto Europeu Mediate desenvolveu uma ferramenta de diagnóstico das condições de acessibilidade na rede de transportes públicos, e Lisboa foi uma das duas cidades europeias seleccionadas para a fase piloto de aplicação dessa ferramenta.

O diagnóstico será feito através de um exercício de auto-avaliação, que envolverá a participação das diversas partes interessadas: operadores de transporte público, organizações representativas de cidadãos com mobilidade condicionada, município e autoridade metropolitana de transportes. Em conjunto, os participantes irão analisar as condições de acessibilidade na rede, de forma a identificar pontos fortes e pontos a melhorar, para se definirem planos de acção.

Atendendo às exigências legais, e à importância estratégica que a rede de transportes públicos tem para a acessibilidade pedonal em Lisboa (e à importância que a acessibilidade pedonal tem para os utilizadores de transporte público) a Câmara Municipal tem vindo a participar no grupo de acompanhamento do Projecto Mediate, em estreita articulação com a Autoridade Metropolitana de Transportes.

Os resultados deste trabalho serão integrados no Plano de Acessibilidade Pedonal de Lisboa. Sendo muito importante conhecer a experiência e as necessidades das pessoas com mobilidade condicionada, será dinamizada a participação de organizações do Conselho Municipal para a Inclusão das Pessoas com Deficiência.

AS OPINIÕES PESSOAIS SÃO MUITO IMPORTANTES. Se quiser enviar-nos as suas experiências, opiniões e sugestões pode fazê-lo por e-mail (nucleo.acessibilidade@cm-lisboa.pt).

Muito obrigado pela colaboração.

Pedro Homem de Gouveia, Arquitecto

2 comentários:

  1. http://sic.sapo.pt/online/Templates/2007/videoAlcatel.aspx?NRMODE=Published&NRNODEGUID=%7b7EAD0466-4867-4024-A3E5-4D1BCE93A80D%7d&NRORIGINALURL=%2fonline%2fvideo%2finformacao%2fnoticias-pais%2f2010%2f9%2fobstaculos-em-lisboa-para-andar-na-rua-de-metro-e-ate-em-passeios22-09-2010-162328%2ehtm&NRCACHEHINT=Guest

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo video!
    Vou po-lo em destaque neste momento.
    Fique bem

    ResponderEliminar