sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Semana dedicada à deficiência em Setúbal

A 7.ª Semana Temática da Deficiência, organizada pela Câmara Municipal e pelo Grupo Concelhio para as Deficiências – Setúbal, inclui a exibição de filmes que abordam a temática, com sessões destinadas ao público em geral, todos os dias, às 18h00, no Cinema Charlot – Auditório Municipal.

No mesmo local, a 2 de dezembro, às 15h00, é exibido o documentário “Já Voa a Palavra Casa”, que aborda a transferência de seis doentes de uma unidade psiquiátrica para uma casa, na qual se confrontam com novos ritmos, tarefas, calendários e passeios.

No final, às 16h30, realiza-se uma conferência com a presença da jornalista Ana Sousa Dias, de Constantino Sakellarides, professor jubilado da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, do psiquiatra Ricardo França Jardim e do escritor José Luís Peixoto. A iniciativa é gratuita e aberta ao público em geral.

Um Workshop de Dança Inclusiva, dirigido aos utentes da Associação de Saúde Mental Doutor Fernando Ilharco, realiza-se nos dias 1 e 3 de dezembro, das 10h00 às 12h00 e das 14h30 às 17h30, no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama.

Uma Oficina de Arte para Todos, de participação gratuita, tem lugar no dia 3, entre as 10h00 e as 13h00, no Mercado do Livramento, com a colaboração dos alunos de Artes da Escola Secundária Sebastião da Gama, acompanhados pela professora Helga.

No mesmo dia, das 10h00 às 16h00, a Praça do Bocage recebe um rastreio de prevenção da insuficiência renal e, às 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, é apresentado o provedor municipal para a Deficiência, numa sessão destinada a pessoas portadoras de deficiência e famílias, a associações e instituições com intervenção na área social, a escolas do concelho e à comunidade em geral.

Também dia 3 de dezembro, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 15h30, o Centro Multicultural, na zona da Bela Vista, acolhe a festa de encerramento do Festival ExpressArte – XVI Encontro de Expressões Artísticas, com a participação de vários grupos, nomeadamente da APPACDM de Setúbal, promotora do certame.

Ainda no âmbito do fecho do festival, à noite, a partir das 21h00, no Cinema Charlot, há uma atuação do Grupo de Percussão “O Tamborzinho” e é apresentada a peça “A Birra do Morto”, do Grupo de Teatro “O Puzzle”.

O programa da 7.ª Semana Temática da Deficiência encerra com o espetáculo “Arte com Todos”, dia 4, a partir das 21h00, no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama.

O evento, de entrada gratuita, inclui, na primeira parte, a participação do Grupo Pensar Teatro, da Associação de Saúde Mental Doutor Fernando Ilharco. A segunda parte é dedicada ao espetáculo UNIDÁ – Dança Inclusiva, seguindo-se atuações da Companhia de Dança Flic-Flac e da Associação de Saúde Mental Doutor Fernando Ilharco.

Fonte: CM Setúbal

Sem comentários:

Enviar um comentário