quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Plural&Singular lança secção no site dedicada à Sexualidade&Afetos

O sexólogo Jorge Cardoso está encarregue de responder a todas as dúvidas colocadas pelos leitores da Plural&Singular a partir de 1 de janeiro de 2016 na secção que se está a desenvolver dedicada à Sexualidade&Afetos e que pretende colmatar a lacuna de informação existente sobre este tema.

“Parte da vida de qualquer ser humano, seja uma pessoa com deficiência ou não, a sexualidade é muito mais do sexo. Ela está associada ao desenvolvimento da afetividade, é o amor, o toque, gestos, palavras, pensamentos, sentimentos, ações e interações. É a intimidade que se descobre na capacidade de entrar em contacto consigo mesmo e com o outro”, pode ler-se na introdução da reportagem, a partir da página 32 da revista trimestral.

No seguimento da reportagem elaborada para a 8.ª edição da revista trimestral lançada em setembro de 2014, tem vindo a ser preparado um projeto nesta área temática a colocar online no início do próximo ano.

A ideia passa por ter uma secção informativa no site destinada ao tema e um email disponível para o esclarecimento de dúvidas e questões concretas, cujas respostas são asseguradas pelo sexólogo Jorge Cardoso – um psicólogo clínico que desenvolveu como tese de doutoramento o tema da “Sexualidade masculina pós-lesão vertebro medular” para avaliar qual o impacto deste tipo de lesão sobre a sexualidade de 150 homens aos vários níveis.

Para a Plural&Singular a falta de informação é o mecanismo que dá origem à criação de preconceitos e, consequente, discriminação. Por isso, nesta secção também se pretende disponibilizar informação sobre as diferentes incapacidades e questões relativas à sexualidade e dicas para ajudar a lidar com situações concretas e acabar com os constrangimentos associados.

Para este projeto, a Plural&Singular tem como parceiros, além do sexólogo Jorge Cardoso, a Associação para o Planeamento da Família, o grupo informal “Sim, Nós Fodemos” e está a contactar outras entidades para se associarem a esta secção que pretende estar em permanente atualização.

A Plural&Singular está a organizar um evento de apresentação pública para dar a conhecer esta secção, (possivelmente a 4 de dezembro no Porto) em que estarão presentes representantes das entidades parceiras, testemunhos e outros oradores convidados para estimular a troca e a partilha de experiências por parte das pessoas quer tenham ou não deficiência. Mais informações brevemente.

Sem comentários:

Enviar um comentário