domingo, 7 de novembro de 2010

Festival ExpressArte em Setúbal, Moita e Palmela

Espectáculos que mostram o trabalho artístico desenvolvido por jovens com deficiência são apresentados no “Festival ExpressArte – XI Encontro de Teatro e Dança”, a partir do dia 12.

A iniciativa, promovida pelo Clube Animação Jovem da APPACDM de Setúbal, com o apoio da Câmara Municipal, inclui a participação de diversos grupos, decorrendo depois, em Dezembro, em Palmela e na Moita.

Em Setúbal, todas as actividades realizam-se em Novembro, em vários locais. Na primeira, dia 12, às 16h00, a “Gypsie Company”, Grupo de Gigantones e Cabeçudos da APPACDM de Setúbal, leva saltimbancos a percorrer a Baixa da cidade em viagem pelo mundo do espectáculo, da imaginação e da vontade de se ser diferente.

À noite, pelas 21h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, realiza-se a cerimónia de abertura do “Festival ExpressArte – XI Encontro de Teatro e Dança”, que inclui o espectáculo “Uma Gota de Amor”, do Puzzle – Grupo de Teatro e Animação do CAJ da APPACDM de Setúbal.

Uma oficina de expressão dramática, numa colaboração entre o CAJ e o “Grupo Metáforas”, da Escola Secundária Sebastião da Gama, decorre neste estabelecimento de ensino no dia 13, das 10h00 às 19h00, para os alunos e também para os utentes da APPACDM.

A peça de teatro “O Príncipe Sapo”, do Puzzle, com base no clássico dos irmãos Grimm, sobe a vários palcos. No dia 16, às 10h30, é encenada na Escola D. Manuel Martins, para os estudantes.

No dia 20, às 15h00, há uma sessão aberta à população, no Teatro de Bolso, enquanto a 25, às 14h00, a peça é apresentada a crianças e jovens dos 3 aos 14 anos e a escolas, no Inatel, local onde à noite, a partir das 21h30, o público em geral pode assistir a “Reviver, Sonhar, Voar”, espectáculo da Momentos de Talento da APPACDM de Setúbal que revive anos e músicas passadas com uma mistura actual.

Antes, no dia 18, às 11h00, decorre a iniciativa “Manhã a Dançar”, no Auditório da Liga dos Amigos da Terceira Idade, com a participação dos grupos A Mão, da Cercisa, Diverte & Dança, do CAO1 da APPACDM de Setúbal, e Pathos, da Associação Almadense Rumo ao Futuro. O espectáculo é dirigido a todas as idades.

No dia 19, o Teatro de Bolso recebe, às 10h30, “Shrek no Reino Bué Bué Longe”, do Grupo de Teatro Rafa, da Rumo ao Futuro, para crianças e jovens dos 6 aos 14 anos e escolas, e, às 21h30, “Pessoa(s)”, um trabalho sobre o universo de Fernando Pessoa, a cargo Projecto Marca d’Água, da Água Ardente, de Setúbal, para o público em geral.

O musical do conto infantil “Cinderela”, representado por alunos com multideficiência da escola de ensino especial Centro Sócio-Educativo da APPACDM de Setúbal, alguns deles em cadeira de rodas, é exibido no dia 23, às 10h30, na Escola Básica 2,3 + S da Bela Vista. O espectáculo, destinado a alunos da escola, foi criado pelo Grupo Rodança, da APPACDM de Setúbal

O “Festival ExpressArte” inclui ainda, em Setúbal, o workshop “Dança Inclusiva para Todos”, com apresentação do espectáculo “Todos a Dançar”, pelo Grupo Diverte & Dança, da APPACDM, no dia 26, das 10h00 às 16h00, na Associação dos Socorros Mútuos Setubalense, para os utentes desta instituição.
Fonte: Rostos

Sem comentários:

Enviar um comentário