Mais de 70 farmácias estão autorizadas a vender remédios através da Internet, quatro vezes mais estabelecimentos do que há um ano e meio atrás.
Os dados são da Autoridade do Medicamento (Infarmed).
Em Abril do ano passado eram apenas 17 as farmácias autorizadas a dispensar fármacos pela Internet e hoje são já 72 e mais quatro locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica.
A venda de medicamentos on-line pelas farmácias passou a ser possível graças a um novo regime jurídico em vigor há três anos e que veio também permitir a entrega de medicamentos ao domicílio.
Segundo dados oficiais fornecidos pelo Infarmed à agência Lusa, actualmente há 498 farmácias e 28 locais de venda de medicamentos licenciados para a dispensa entregar remédios ao domicílio.
Estas novas formas de venda de medicamentos foram especialmente pensadas para utentes que por alguma razão estão impossibilitados de se deslocarem às farmácias, mas o Infarmed não dispõe de dados que permitam perceber a expressão deste tipo de consumo.
Para evitar que os consumidores sejam direccionados para locais de venda ilegal de medicamentos na Internet, o Infarmed disponibiliza no seu site uma ferramenta de pesquisa dos locais autorizados para o efeito.
A segurança dos utentes será também garantida no momento da entrega ao domicílio, já que esta só pode ser feita por um farmacêutico ou técnico de farmácia autorizado.
A dispensa de medicamentos sujeitos a receita médica através da Internet ou ao domicílio terá de ser acompanhada pela entrega da respectiva receita, devidamente validada.
Fonte: Económico
Sem comentários:
Enviar um comentário