sábado, 13 de novembro de 2010

Inauguração da primeira Escola de Desporto Adaptado para crianças e jovens


“A escola vai funcionar no Pavilhão do Grupo Desportivo de Deficientes de Alcoitão (Escola Professor António Pereira Coutinho) perto do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, que é frequentado por crianças e jovens portadores de deficiência de todo o país. É junto destas crianças e jovens que se poderá fazer um trabalho complementar integrativo que permita fazer uma alteração sustentada de hábitos não alterando as suas rotinas base criando assim uma relação crescente entre eles, incluindo a família e o desporto, bem como a percepção de toda a valia presente e futura da sua utilização de forma regular.

A Escola de Desporto Adaptado vai ser inaugurada no âmbito do programa “Yes We Do! – Cadeira Solidária”, um projecto pioneiro em Portugal na criação de escolas de desporto para crianças e jovens com necessidades especiais. O objectivo do desporto adaptado é oferecer atendimento especializado aos portadores de necessidades especiais, respeitando-se as diferenças individuais, visando proporcionar um desenvolvimento global dessas crianças e jovens, tornando possível não só o reconhecimento das suas potencialidades, como também, a sua integração na sociedade.”
Fonte: Diferentes Somos Todos Nós

2 comentários:

  1. O que o esporte representa para você?
    "Tudo"! Ele me "dá orgulho", eu me sinto bem, me deixa com o braço forte, gosto de ganhar medalhas, vejo meus amigos...

    Querido Edu,
    Fiz esta pergunta a um menino paraplégico, de 10 anos, que pratica esportes desde os 2 anos de idade.

    Toda criança tem muita energia para gastar, tem vontade de participar de tudo... O esporte é uma das melhores formas de inclusão, de trabalhar o corpo, a auto-estima... é (quase) "tudo"!
    Começando cedo as chances são muito maiores!

    Fico radiante pela existência da Escola de Desporto Adaptado! Tenho certeza que surgirão grandes atletas!

    Um grande abraço,

    Mônica

    ResponderEliminar
  2. Depois da escola, o desporto.
    Desporto tem esse condão de fazer bem a todos, tens razão.
    Obrigado pelo que acrescentaste à noticia, Mónica.
    Fica bem

    ResponderEliminar