quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Controle a Nintendo com o olhar

A equipa de engenharia da Waterloo Labs, pertencente à National Instruments, lançou o código fonte para o EyeMario, que permite demonstrar o controlo de equipamentos, neste caso uma consola da Nintendo, utilizando o movimento dos olhos. O código fonte pode ser descarregado gratuitamente a partir do NI Developer Zone website.

O projecto EyeMario combina conversores isolados da Analog Devices e pode vir a ser utilizado no tratamento de doenças dos olhos e também como método de controlo de equipamentos e comunicação para tetraplégicos.

Segundi Chris Culver, Engenheiro de desenvolvimento de hardware, membro da equipa de desenvolvimento da Waterloo Labs, a técnica de seguimento do olhar não é nova – é já muito utilizada na produção de filmes animados, em que o olhar dos actores é analisado para determinar a posição dos elementos gerados por computador – mas a utilização da técnica para controlar jogos, sim.

A determinação da direcção do olhar é obtida através da medição da polarização eléctrica do globo ocular, utilizando eléctrodos na face. Os sinais obtidos por estes eléctrodos são depois processados, de modo a obter-se a direcção do olhar. Durante os testes foi perfeitamente possível controlar todos os movimentos no jogo Mario da Nintendo, sem utilizar as mãos. Mais, aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário