A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Anadia organiza primeira edição do festival que conta com espectáculos de dança, música e teatro com a participação de pessoas portadoras de deficiência.
A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Anadia vai realizar, nos próximos dias 24 e 25 de Setembro, sexta-feira e sábado, respectivamente, a partir das 14.30 horas, a primeira edição do “Festival D’ARte”, com espectáculos que vão ter lugar no Cineteatro Anadia, realizando-se apenas dois deles no Museu do Vinho Bairrada, igualmente situado na cidade de Anadia.
Trata-se de um evento que vai consistir num conjunto de espectá-culos variados, apresentados pelos utentes de instituições oriundas de diversos pontos do país, com uma particularidade: todos os espectáculos vão contar com a participação de pessoas portadoras de deficiência.
Maria Madalena Cerveira, pre-sidente da Direcção da APPACDM de Anadia, explica que o “Festival D’ARte 2010” é um “encontro nacional de espectáculos de artes, nomeadamente, música, teatro e dança, apresentados por grupos artísticos das instituições congéneres, com o objectivo último de divulgar as expressões artísticas de pessoas com deficiência”.
De acordo com a dirigente, “pretende-se, igualmente, participar activamente no Ano Europeu do Combate è Pobreza e Exclusão Social, renovando o nosso compromisso social para com a justiça social, a solidariedade e a inclusão de diferentes públicos, enquadrando uma política promotora de cidadania, igualdade de oportunidades e igualdade de género”.
Um programa diversificado
Dança, música e teatro é aquilo que não vai faltar durante dois dias, que para Maria Madalena Cerveira se vão revelar numa “boa aposta para um fim-de-semana gratificante”.
No dia 24, sexta-feira, o “Festi-val D’ARte 2010” vai arrancar com espectáculos de dança, teatro e música (in)diferentes. Pelas 14.30 horas, sobe ao palco do Cineteatro Anadia o Grupo de Percussão Zam-bujar (Cerciag), que vai trazer música. Pelas 15 horas actuam os Dança Integrada (APECI), com dança. Cer-ca de 25 minutos depois é a vez de chegar o teatro, com a peça “O Mendigo” (CerciCaper).
Regressa a dança, às 15.40 ho-ras, com Danças Populares (Cercilei) e às 16.10 horas volta ao palco o teatro, com o “Feiticeiro de Oz” (Criarte).
Museu recebe dois espectáculos
A festa continua na sexta-feira com um espectáculo de música trazido pelo Grupo de Jazz (APPDA), às 19 horas, desta vez no Museu do Vi-nho Bairrada. Pelas 19.45 horas, o mesmo espaço recebe mais música com a Orquestra Santo Amaro (APPACDM de Anadia).
De regresso ao Cineteatro Ana-dia, às 20.30 horas, teatro com a peça “Totó e Babá no Mundo das Cores” (APPACDM de Santarém) e uma hora depois, para fechar com “chave de ouro” este dia, mais tea-tro, desta vez com a peça “Novas histórias de Clown’s” (Cerciama).
Evento continua no sábado
Já no sábado, dia 25, o Cineteatro recebe às 15 horas a dança “Renas-cer” (CerciLisboa) e pelas 15.35 ho-ras o teatro “Somos” (APPACDM do Porto). Cerca das 16.25 horas, dan-ça Robotic (CerciOeiras), seguindo--se, às 16.45 horas, música: “Tok Solar” (CASP).
A festa prossegue com a dança “Corpos com Ritmo” (APPACDM de Anadia), às 17.05 horas. Após uma pausa para jantar, pelas 20.30 ho-ras sobe ao palco do Cineteatro a peça “Perguntas de um Mendigo que lê” (Crinabel). O teatro conti-nua, mas desta vez com a peça “Ideias em viagem” (Espaço T), às 21.20 horas.
O encerramento do primeiro “Festival D’AR-te 2010” está programado para as 22.10 horas. De acordo com a Direcção da APPACDM de Anadia, ao longo destes dois dias são esperados espectáculos “de grande qualidade e a não perder”.
Fonte: Jornal Litoral Centro
Isto é fantástico Eduardo!Pena ser tão próximo do inicio de aulas...vamos ter que calendarizar algumas visitas e esta parecia-me bastante interessante...
ResponderEliminarAh, entendo.
ResponderEliminarEste tem um excelente programa e tudo para ser um sucesso.
Vamos ver se outros aparecem...
Fica bem
Foi realmente um acontecimento importante que permitiu esbater os preconceitos relativamente ao cidadão com incapcidade física e intelectual.
ResponderEliminarÉ nestes eventos que tomamos contacto com as diferentes formas de intervir, artisticamente, com estes cidadãos; e que bem que eles representam, cantam e dançam mostrando, asism, que, afinal, não há diferenças substanciais na arte. Tudo é Arte quando transmitimos emoções e sentimentos.
Os participantes do Pote Vazio, espectáculo dinamizado pela APPACDM de COIMBRA, congratulam- -se com a participação neste evento, pena é que este grupo não esteja referenciado nas informações disponibilizadas na NET, aguardando com expectativa que essa falha seja reparada. Bem-haja à APPACDM de ANADIA por ter proporcionado estes momentos.
Lina, obrigado pelo comentário e visita!
ResponderEliminarSomente precisamos de oportunidades, Lina! Só que infelizmente eventos como este, não abundam...
A APPACDM de Coimbra participou ontem, certo? Porque não põe essa questão da falta de referência, ao vosso grupo, à organização?
Fique bem