Inventado para ajudar pacientes em hospitais, ele será apresentado em outubro em Tóquio
Várias correntes da medicina e enfermagem lutam pelo tratamento mais humanizado em hospitais, enquanto a Panasonic divulga sua nova invenção: um robô feito para lavar a cabeça de pacientes incapazes.
O produto será apresentado em uma feira de reabilitação (International Home Care & Rehabilitation Exhibition 2010) em outubro, em Tóquio, segundo o Engadget.
A máquina, projetada para atender principalmente a idosos com mobilidade reduzida, faz um mapeamento da cabeça dos pacientes para oferecer uma lavagem personalizada.
Com seus 16 "dedos" robóticos, ela oferece uma pressão suave para aplicar xampu e condicionador e pode até massagear o couro cabeludo – uma coisa que a pressa e a falta de funcionários de hospitais e clínicas pode impedir que seja realizada com frequência.
O robô ficaria acoplado à uma cama mecânica que poderia virar uma cadeira de rodas. Apesar de não ter o contato humano, pode ser uma boa opção para países como o Japão, onde a expectativa de vida é alta e o número de idosos cresce.
Fonte: Revista Galileu
Sem comentários:
Enviar um comentário