Apoiar as pessoas portadoras de deficiência, os seus familiares e quem lhes presta cuidados; ser um ponto de contacto para a resolução de problemas, nas diversas paróquias e organizações cristãs, grupos ou pessoas interessadas, e fundamentalmente, dar uma resposta social à deficiência.
Estes são alguns dos principais objectivos do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência, que a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) constituiu recentemente.
Qual o lugar das pessoas com deficiência na Igreja? Como as acolher? Damos-lhe, de facto, o primeiro lugar, conforme Jesus nos propõe?
Os bispos portugueses pretendem encontrar respostas para estas perguntas, conscientes que, ao contrário do que sucede actualmente, importa também “aprender a receber o que é que as pessoas com deficiência têm para nos oferecer”.
No folheto de apresentação deste novo serviço da igreja, a CEP declara mesmo que “seriamos mais ricos contactando com elas”.
O documento, intitulado “Porque és precioso para mim, tens valor e Eu te amo”, é da responsabilidade do Secretariado Nacional da Pastoral Social (SNPS), que convida as pessoas a partilharem “as suas experiências, preocupações e boas práticas” no convívio com as pessoas portadoras de deficiência.
Podem fazê-lo através do e-mail spastoral.pessoascomdeficiencia@gmail.com ou contactando o número de telefone 218 855 498, para falar com Maria Isabel Vale ou Alice Caldeira Cabral.
Fonte: Agência Ecclesia
Sem comentários:
Enviar um comentário