sábado, 4 de setembro de 2010

Nova frota de 30 autocarros da Carris permite a passageiros com deficiência ‘viajar pelo mundo’

A Carris apresentou dia 03 de Setembro, um dos 30 autocarros da nova frota com características técnicas inovadoras, que se traduzem em transportar «todos» com comodidade, e que possuem Internet, para os passageiros «viajarem pelo mundo».

José Manuel Silva Rodrigues, presidente da Carris, apresentou à agência Lusa o novo autocarro, equipado com «sistema wi-fi grátis da TMN», como uma referência «técnica inovadora», que permite ao utente, através de «computador ou telemóvel», durante o percurso que está a efectuar, viajar via Internet por «qualquer parte do mundo».

O gestor ressalvou que «as viaturas traduzem uma maior comodidade, conforto e segurança para todos os passageiros, tendo em atenção as características pessoais que nos separam».

Deu como exemplo as rampas de acesso a cadeiras de rodas e o dispositivo de segurança que existe dentro do veículo, que têm como objectivo «dar a todos os clientes, não esquecendo os que são diferentes, igualdade de circunstâncias, para uma melhor mobilidade».

Para imobilizar a viatura existe um botão, devidamente identificado, que, ao ser pressionado, o visor «sinaliza por escrito e com voz» o local onde o autocarro se encontra.

Também a «aplicação de uma placa com leitura Braille para cidadãos invisuais e com baixa visão» está já colocada nas paragens dos autocarros.

A informação por SMS ao minuto, que permite aos clientes com necessidades “diferentes” a consulta dos tempos de espera dos veículos nas paragens através do seu telemóvel, «já está activada».

São ainda «disponibilizados cd’s» com a descrição áudio do percurso de carreiras acessíveis, preparadas para o «transporte de passageiros de mobilidade reduzida, dando a indicação das paragens e respectivos interfaces», explicou o director.

A empresa disponibiliza também mapas de consulta rápida (spider maps) nas paragens Carris.

No entanto, o gestor não deixou de lembrar que a empresa teve em «grande consideração o ambiente» e que a aposta foi também oferecer transportes menos poluentes. «Os motores são o que existe de mais moderno a nível de protecção ambiental», afiança.

O presidente sublinhou que «só no dia 22 de Setembro a CARRIS apresentará publicamente, junto à Gare do Oriente, a nova frota de 30 autocarros articulados, que a empresa recepcionou durante o ano de 2010».

Falou dos custos e do endividamento que o «accionista Estado» permitiu à empresa junto da banca para a aquisição das viaturas e ressalvou que «todas estas melhorias representam um investimento, menor custo de manutenção e maior fiabilidade».

«Investimento em qualidade é uma aposta em captar novos clientes para os transportes públicos», vincou, numa altura em que a Carris comemora o seu 138.º aniversário.

A comemoração do aniversário, que se assinala no dia 18, inclui também um conjunto de iniciativas que coincidem com a Semana Europeia da Mobilidade, que decorre entre 16 e 22 deste mês.

José Rodrigues mostrou-se «muito receptivo» a todo o tipo de iniciativas que facilitem a vida de «todos» os transeuntes.
Fonte: Lusa / SOL

2 comentários:

  1. http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/NoticiasVida/2010/9/cientistas-israelitas-criaram-sapatos-que-ajudam-pessoas-com-deficiencia-a-caminhar05-09-2010-21241.htm

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia Joaquim, vou publicar.
    Obrigado e fique bem

    ResponderEliminar