segunda-feira, 14 de junho de 2010

Almofadas Anti-escaras: VICAIR

ALMOFADAS ANTI-ESCARAS VICAIR: Sempre fui reticente quanto à qualidade das almofadas Vicair. Experimentei uma vez e não gostei. Mas tenho que reconhecer que me enganei. Sei de quem usa e não quer outra marca. De tantos elogios ouvir, resolvi investigar. Cheguei à conclusão que vale a pena experimentar. Eu irei faze-lo adquirindo em principio a POSITIONES PLUS 10CM (€ 345,00).
Isto por sugestão da Terapeuta Ocupacional da Mobilitec. Mas antes desejo experimenta-la. Funcionário irá onde precisarmos e adapta-as conforme nossas necessidades. Assim deve exigir e ser sempre.

Para quem queira saber mais, deixo alguns modelos e informações.


A almofada Academy oferece uma abordagem única e inovadora ao posicionamento do corpo. Contém centenas de células, designadas por SmartCells™, as quais apresentam uma baixa superfície de fricção, permitindo que elas se movam facilmente umas contra as outras adaptando-se de forma precisa ao contorno do corpo. Esta adaptação é ainda maior devido à deformação individual das SmartCells.
Como resultado, há um posicionamento confortável e estável, combinado com uma maior distribuição a pressão. A almofada está dividida em vários compartimentos, cada um dos quais preenchido com uma densidade de células própria, criando assim um ambiente ideal para diminuir a pressão e as forças de deslizamento. Esta tecnologia inovadora, de origem alemã, tem sido aplicada em todo o mundo com grande sucesso.

Está mais que provado que a almofada Academy é útil na maioria dos casos com úlceras de pressão graves e recorrentes. O seu design único torna-a numa almofada segura, de fácil manutenção e ultra-leve, não sendo necessário verificar a almofada todos os dias. O seu peso ultraleve também é uma das grandes vantagens.

A almofada Academy apresenta três modelos: TWIN, POSITIONES PLUS, VECTOR E ADJUSTER. Todos estes modelos estão disponíveis em apenas duas alturas – 6 e 10cm – e em vários números de largura e profundidade.
Todas as almofadas estão disponíveis com dois tipos de cobertura exterior: Comfair e Incontinence. O tecido da parte de cima dos dois tipos de cobertura é elástico em duas direcções, garantindo uma imersão óptima do corpo na almofada. A cobertura Comfair é constituída por um tecido respirável, o que proporciona conforto e uma maior dispersão da humidade. A cobertura Incontinence é constituída por um material impermeável à água e permeável ao vapor.POSITIONES PLUS 6 e 10 cm: O design da almofada Positioner Plus proporciona uma estabilidade lateral extra, conseguida através da incorporação de compartimentos laterais. Isto significa que o tamanho da almofada Positioner Plus deve ser escolhido de acordo com o tamanho da pessoa. Os dois compartimentos laterais, que vão da parte anterior até à posterior da almofada, oferecem um apoio óptimo na região da coxa. Esta almofada é recomendada para o uso num assento suspenso, em casos de assimetrias corporais ligeiras e/ou para pessoas activas que realizem as transferências de forma autónoma. Está disponível em 10 tamanhos standards.ADJUSTER 6 e 10 cm: O modelo Adjuster proporciona a possibilidade de se criar uma solução individual para pessoas que apresentem assimetria funcional e/ou anatómica severa. A parte anterior da almofada é constituída por dois compartimentos nos quais a densidade das células pode ser ajustada. Recomendamos a almofada Adjuster 6 como uma excelente solução para pessoas com hemiplégia. Está disponível em 10 tamanhos standards.VECTOR: O desenho da almofada Vector proporciona uma superfície do assento anatómica permitindo uma boa imersão do corpo e estabilidade funcional. A distribuição efectiva da pressão contra a pélvis e coxas dos usuários através da alteração do número das SmartCells™ nos diferentes compartimentos da Vector. A estabilidade lateral da pélvis e coxas é conseguida através da incorporação de dois compartimentos laterais elevados. As coxas são estabilizadas medialmente pelo compartimento da cunha fronto-medial. O compartimento postero-medial, ao permitir a imersão do corpo, evita que o usuário escorregue anteriormente. A almofada Vector é a solução perfeita para se atingir um nível elevado de protecção da pele em conjunto com um posicionamento sentado estável e funcional. O tamanho da almofada Vector deve ser escolhida de acordo com as medidas do usuário. Por esse motivo, a almofada Vector está disponível em dez tamanhos standard.LIBERTY: A almofada Liberty é fácil de usar e segura. O seu interior está preenchido com uma válvula que regula a quantidade de “ar livre” que se encontra entre as células. Quando se usa a almofada pela primeira vez, a válvula permanece aberta durante alguns momentos, permitindo que a quantidade de ar livre se adapte automaticamente ao peso e contorno corporal do usuário. Depois deste procedimento estar concluído, a almofada está pronta para um uso prolongado e sem problemas.

A almofada Liberty tem três modelos: Liberty ST, Liberty PT e Liberty PPS. A almofada Liberty ST é o modelo standard com um único compartimento. Este modelo está disponível em três tamanhos. Quando existe uma grande tendência para deslizar anteriormente, a almofada Liberty PT oferece uma protecção extra devido à divisão existente na almofada que a separa num compartimento anterior e outros posterior. Por último, a almofada Liberty PPS está equipada com um estabilizador pélvico: uma base semicircular formada por espuma, cuja função é reduzir a inclinação posterior da pélvis e que esta deslize anteriormente. Tal como a almofada Liberty PT, a PPS apresenta dois compartimentos.

LIBERTY ST: Trata-se de uma almofada universal com um compartimento único, o que oferece conforto e prevenção adequada, em pessoas que usam cadeiras de rodas, em risco moderado de formação de úlceras de pressão.

LIBERTY PT: A divisão da almofada em dois compartimentos diminui a tendência continuada para deslizar anteriormente. O compartimento anterior actua como uma cunha inibindo, assim, a ocorrência de forças de deslizamento.

LIBERTY PPS: Consiste na almofada Liberty PT combinada com o estabilizador Pélvico. Esta combinação única oferece um elevado grau de posicionamento para pessoas em risco moderado a elevado de desenvolverem úlceras de pressão. A cobertura da Liberty PPS está equipada com duas tiras elásticas internas de modo a que o estabilizador
pélvico permaneça na sua posição correcta.

O estabilizador pélvico é constituído por uma espuma endurecida com um corte na zona do cóccix. O estabilizador pélvico está disponível em três tamanhos e pode ser usado nos cinco tamanhos das almofadas Liberty PPS.
Para isso, deve-se cortar a porção anterior de dois dos três tamanhos disponíveis.
O estabilizador pélvico eleva a superfície por baixo das coxas reduzindo, assim, a tendência da pélvis em rodar posteriormente. Se a almofada Liberty for usada em conjunto com um suporte de costas adequado, as forças de deslizamento são ainda menores.

Fonte e importador para Portugal: Mobilitec

14 comentários:

  1. Oiii Eduardo!!!!
    Que interessante esse post, eu nunca tive escaras, pois uso bem pouco a cadeira, mais como vou passar a usar mais nunca se sabe né!!!! Assim fiquei sabendo de várias opções, não sei se aqui no Brasil tem todas.... Ah! comprei a cadeira de rodas, uma M3 da Ortobras...
    Abraço!!!

    ResponderEliminar
  2. Esta marca não tem nenhum importador exclusivo no Brasil. Espanta-me sendo o Brasil um mercado tão grande, e maioria das marcas apostarem tão pouco.

    Parece-me uma excelente cadeira. Eu manual nunca usei, só eléctrica. Boa sorte com ela.

    Fica bem.

    ResponderEliminar
  3. O problema, Eduardo, reside, julgo eu, no facto de a comparticipação da Segurança Social brasileira não dar, pelo menos até há pouco tempo, garantias efectivas de pagamento de comparticipações às empresas.
    No caso dos equipamentos referentes à insuficiência respratória e apneia, sei que o delegado da maior empresa do ramo em Portugal, fornecedora da maioria das nossas instituições de saúde, públicas e privadas, procurou, durante dois anos, instalar-se do lado de lá, sem o ter conseguido, pelos motivos de que falei.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelo esclarecimento, Joaquim Simões. Tem sua lógica.
    Nós queixa-mo-nos do nosso SNS, mas eles infelizmente têm bem mais razões.

    Fique bem.

    ResponderEliminar
  5. Oi Eduardo, adorei o artigo. Tive ha pouco tempo uma ferida enorme, tive que operar.
    Uns colegas arrecadaram dinheiro p comprar uma boa almofada. Dava tanto jeito ter lido isso antes..agora ja compraram.
    gostaria que explicasses como te transferem p a cama e para o carro. é um trauma p mim as transferencias, nem imaginas
    obrigado soares.caroline@gmail.com
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Irei te contactar por e-mail e será um prazer partilhar contigo o que sei.

    Fica bem.

    ResponderEliminar
  7. Olá Eduardo,
    Quem escreve é a Bruna, que ontem fez o 1º contato com o blog.
    Com relação as almofadas, li que você usa a da ROHO, mas você usa a high profile ou low profile? Você qual a diferença entre elas, ou melhor, qual a indicação para cada uma delas?!
    E com relação ao colchão, qual o que você usa e indica?!
    Obrigada!
    Bruna - RJ - Brasil!

    ResponderEliminar
  8. Bruna, eu usava a (high) alto perfil. Têm 10cm de altura. A (low) baixo perfil, tem 5cm. Agora passei para uma intermediária. 7,5cm. Se seu tio tem alguma mobilidade e é activo, sugiro a baixo perfil. As mais altas são aconselhadas a quem praticamente não se movimenta.
    Mas convém experimenta-las na loja e verificar a que ele se adapte melhor.
    As almofada da Tempur também são muito boas.
    No lado esquerdo do blogue, escreva em pesquisar "ROHO" e "TEMPUR" que terá mais informações.

    Eu uso um colchão e cama articulada (motorizada) Tempur. Gosto muito.
    Fique bem e disponha.

    ResponderEliminar
  9. olá eduardo...vc poderia informar quem importa as almofadas VICAIR....grata....nelma....abraço

    ResponderEliminar
  10. É a Mobilitec: http://www.mobilitec.pt/, mas em Portugal encontra-se em qualquer loja.
    Boa sorte

    ResponderEliminar
  11. Olá a todos. Excelente artigo. Deixo a minha sugestão: na minha familia infelizmente existem alguns casos de escaras. Comprei recentemente almofadas e calcanheiras em www.medicalshop.pt. Adorei a qualidade dos modelos Sanitized. Fica a sugestão e os preços são bastantes interessantes pelo que andei a pesquisar.

    ResponderEliminar
  12. Obrigado Mafalda.
    Irei ver com calma.
    Fique bem
    Eduardo

    ResponderEliminar
  13. Boas , sou paraplégico uso uma ROHO alto perfil ou seja 10 cm. tenho para venda uma INVACARE , nova nunca a usei, e de alto perfil 10 cm, o modelo é... martXPS, alem de ser uma almofada e fantastica para descansar as pernas.

    ResponderEliminar
  14. Se houver alguém interessado aqui fica o meu mail.e... FORÇAAAAAAAAAAA para todos!!

    fr_nunes2007@hotmail.com

    ResponderEliminar