segunda-feira, 21 de junho de 2010

Centros de Reabilitação Profissional


O CRPG - Centro de Reabilitação Profissional de Gaia é uma plataforma de recursos especializados, que visa apoiar as pessoas cuja carreira profissional foi afectada por doença ou acidente, reabilitando ou reconvertendo profissionalmente essas pessoas intervindo ao nível dos contextos de trabalho, promovendo a sua adaptação e ajustamento, viabilizando assim a manutenção ou retoma do emprego.

Presta ainda apoio à qualificação e inclusão social e profissional de pessoas com deficiências e incapacidades que tenham dificuldades de acesso ao mercado de trabalho, posicionando-se como parceiro estratégico para as entidades empregadoras, famílias e organismos públicos e outros actores sociais.

Parceiro de referência para as entidades empregadoras, trabalhadores e organismos de apoio ao emprego, no âmbito da promoção da qualidade do trabalho e do emprego e da qualidade de vida, foi criado em 1992, por acordo de cooperação entre o IEFP, ADFA e CERCIGAIA.

Desde a entrada em funcionamento do núcleo de Ranholas, em Dezembro de 1981 e, posteriormente, em 1987 do núcleo de Alcoitão, o Centro de Reabilitação Profissional procura constituir uma resposta oportuna e adaptada às pessoas portadoras de deficiências, proporcionando-lhes um encaminhamento profissional e uma qualificação inicial devidamente certificada, bem como para o desenvolvimento de algumas acções inovadoras de formação a distância, contribuindo, por esta via, para a sua mais fácil integração sócio-profissional.

O Centro de Reabilitação Profissional de Alcoitão procura desenvolver uma abordagem sistémica no domínio da Reabilitação Profissional que potencie novas dinâmicas e estratégias de intervenção, em ordem a aproximar a sua oferta de formação das exigências do mercado de emprego nesta área específica. Paralelamente, o Centro mobiliza todos os meios para reforçar o apoio aos deficientes congénitos, aos deficientes que tenham adquirido um grau de invalidez parcial, em virtude de acidentes de trabalho ou acidentes de viação.

Por outro lado, procura intensificar o seu relacionamento com Empresas e Associações/Entidades, por forma a aumentar as sinergias entre os diferentes agentes que intervêm no domínio da Reabilitação Profissional.

ACRESCENTO: Ambos os centros têm alojamento grátis. Também fornecem transporte adaptado de 15 em 15 dias, para passarmos o fim-de-semana em casa, a quem viver a mais de 10km do respectivo centro.
Em Alcoitão não aceitam internos dependentes. Só independentes. Dizem que não existem verbas para contratar auxiliares/cuidadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário