

Neste momento, além de resolver a incontinência urinária, o mecanismo apresenta outras extraordinárias aplicações. Também devolve a ereção a dois em cada três homens operados, e facilita, em 50% do total de casos, a função intestinal. À vista, ficam apenas duas cicatrizes cirúrgicas normais, uma nas costas e outra na zona toráxica abaixo do mamilo esquerdo ou direito, que é onde subcutaneamente é infiltrado um pequeno aparelho com uma bateria. Após ser acionado por um comando externo, executa as funções desejadas (esvaziamento da bexiga, intestino ou ereção do pênis). Em geral, não é necessário internação após a cirurgia.

O urologista Paulo Vale, que se especializou na técnica com os melhores, e o neurocirurgião Cunha e Sá, iniciaram em fevereiro de 1996 este implante aqui em Portugal. A seleção de doentes que podem ter implantado o neuroestimulador implica uma rigorosa bateria de exames (Ecografia Renal e Vesical, Estudo Urodinâmico, Ressonância Magnética da coluna lombar feita com contraste, Radiografia do Tórax, ECG e Análises Clínicas de rotina pré-operatória). Há também um fator básico de triagem: a lesão tem de estar situada na chamada “medula alta”, ou seja, acima da vértebra-dorsal designada D12, onde se insere a última costela. Isto para que seja possível aos médicos intervir na zona de saída dos nervos que influem na área da bexiga.
OBSERVAÇÃO:
Eu já fiz todos os exames, passei por todas as consultas com os especialistas que refiro acima, mas o neuroestimulador vai ser implantado nas raízes sagradas anteriores, raízes essas que serão cortadas. Acontece que eu tenho estímulos que me são transmitidos por elas e nesse caso irei perdê-los. Para mim, são muito importantes esses estímulos. Quando eu tenho a bexiga cheia, tenho essa sensação, assim como quando necessito defecar.
Se forem me retirados esses estímulos, como poderei saber a hora que irei para a cadeira de rodas higiênica? É que se for antes de sentir sensações nada funcionará. E se ficar tempo demais na cama, defecarei lá mesmo, sem sentir vontade.Estou indeciso. Inclusive, na sexta-feira, 11 de junho, vou ter uma reunião definitiva com a equipe que faz o implante.
Esta é uma excelente alternativa para nós lesados medulares. Infelizmente, esta cirurgia ainda não é feita no Brasil e, tem custos muito elevados: entre 25.000,00 e 30.000.00 € (euros).
Mais sobre o Neuroestimulador: aqui,aquieaqui
Boa Noite,
ResponderEliminarEduardo mantive contato com o Dr Paulo,que por sinal muito atencioso, mandei exames do meu irmão, mas quando nos foi passado sobre que teria que cortar as raízes ficamos receiosos o meu irmão esta na mesma dúvida se leva o implante adiante ou não. Por favor se puder nos mantenha informado.
Grande abraço
Simone de Bem - Brasil
Simone, fui eu que vos pus em contacto com o Drº Paulo Vale, por isso conheço o vosso caso.
ResponderEliminarMas qual o teu receio por serem cortadas as raízes? Não sei que mais informações desejas.
Meu é pelas razões que enumero.
Todos os paraplégicos que contactei estão muito satisfeitos com o aparelho. Dizem que qualidade de vida deles melhorou muito.
Fica bem.