quinta-feira, 10 de junho de 2010

Software Possibilita que Artistas com Paralisia Desenhem com os Olhos

O projeto Eye Writer, de Zach Lieberman, pode ajudar que artistas com paralisia voltem a desenhar. A vantagem é que este projeto é open source. (software de código aberto), o que possibilita colaboração de outros interessados.

Um dos incentivadores de Zach Lieberman para criar o sistema é o grafiteiro Tony Quan, que sofre de esclerose que o deixou quase que completamente paralisado, podendo mover só seus olhos. Com o sistema, os artistas podem desenhar com os olhos.

O sistema tem um sensor que segue os movimentos dos olhos. Após finalizar o desenho, o artista pode mandar para um endereço virtual onde pode ser feito o download e projetado em uma superfície em qualquer parte do mundo.

O criador do Eye Writer está trabalhando no projeto junto com membros da Free Arte Technology (FAT), Openframeworks, o Graffiti Research Lab e o Ebeling Group para desenvolver uma rede de pessoas que desenvolvam hardwares, softwares, artistas urbanos e pessoas com esclerose de todo o mundo para criativamente se conectarem e fazer arte.

O site do projeto ensina os pacientes que tiverem interessados em testar o sistema. Veja em www.eyewriter.org/diy.
Fonte: Vida Mais Livre

3 comentários:

  1. Que interessante esse projeto, Eduardo! Brilhante criação!

    Abraços, meu amigo!

    ResponderEliminar
  2. Vês a importância de estarmos informados? Senão estamos fora. Pena estas informações e consequentemente ferramentas, não chegarem a todos.

    Fica bem.

    ResponderEliminar
  3. Eu gostei. Estou procurando um software gratuito que possibilite o desenhar. Você conhece algum?

    ResponderEliminar