quinta-feira, 22 de julho de 2010

A Perspectiva da Própria Pessoa Deficiente Sobre o Desporto para Deficientes

Deixo-vos abaixo, algumas excelentes frases tiradas do interessante estudo: "A PERSPECTIVA DA PRÓPRIA PESSOA DEFICIENTE SOBRE O DESPORTO PARA DEFICIENTES"

Apesar de nos últimos anos se terem registado progressos sensíveis, na problemática do cidadão portador de deficiência, os problemas persistem e continuam a ser responsáveis pela diminuta participação das pessoas deficientes na sociedade.

Mas ... quanto tempo passam essas pessoas em locais segregados? Será que incrementamos, apoiamos ou facilitamos essa partilha de lugares?

Por outro lado a pessoa deficiente tem direito a fazer escolhas.

Todos tem direito a optar.

Mas ... será que optamos com elas ou por elas?

A integração permite o convívio e igualdade de oportunidades em serviços para todos. Mas o que é verdade é que a pessoa com necessidades educativas especiais vive no meio dos outros isolada. Isto é, há um sistema no meio de outro sistema.

Assim, estas e outras questões devem ser colocadas às pessoas deficientes, pois parece existir uma tendência para determinar orientações sem que os indivíduos alvo, tomem parte activa emitindo suas opiniões.

A mesma autora diz-nos que quanto mais as pessoas dependem da ajuda dos outros, maior é a atenção que lhes devemos prestar, ouvindo-as e aprendendo com as suas capacidades, auto-determinação e independência. É essencial ser sensível, ouvir as pessoas com deficiência. Se não, corremos o risco de projectar os nossos sentimentos nelas.

Fonte e estudo completo: Motricidade Online

Sem comentários:

Enviar um comentário