quinta-feira, 3 de junho de 2010

CUIDADORES/AUXILIARES - Os Puros que Estão Connosco por Amor , Respeito-os e Admiro-os Imenso

Pessoas que cuidam de quem sofre - como profissionais de saúde e familiares de doentes crónicos, idosos ou crianças com deficiência - devem ter tempo para si. "Não é egoísta" e o apoio prestado vai ter benefícios, defende o fundador do projecto "Cuidar dos Cuidadores".

O psiquiatra Luiz Carlos Osório lançou as bases do projecto em 1990, no Brasil, junto de profissionais de saúde que trabalhavam com doentes terminais, "para ajudar quem cuida a diminuir a sobrecarga emocional desse cuidado".

Fundador da Associação Humanidades, com sede em Lisboa, trouxe a iniciativa para Portugal em Fevereiro de 2008, da qual será feito um primeiro balanço num workshop a realizar no fim deste mês.

Numa curta passagem de dois dias pela capital, o psiquiatra brasileiro explicou ao JN que os "cuidadores" não são só os profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) mas também familiares de doentes crónicos, idosos ou crianças com deficiência. "Às vezes é o único a cuidar. Por exemplo, se o cônjuge tem Alzheimer. É-se enfermeira 24 horas por dia, todos os dias", salienta. "É um cuidado continuado. A pessoa acaba por não viver e pode adoecer", alerta.

Aqui, o apoio da rede social pode dar uma ajuda. Mas segundo a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, apenas existem 17 equipas especializadas a nível nacional, quando se estima em cerca de 200 mil as pessoas a necessitar de assistência.

No caso dos cuidadores profissionais, "a sobrecarga manifesta-se nas relações entre colegas" e depois na qualidade do cuidado prestado pela equipa. E o primeiro sinal pode ser "apenas mal-estar” devido ao desgaste emocional de trabalhar com "doentes que exigem cuidados especiais".

Por isso é tão importante "ter tempo para si". E essa pausa "não é egoísta, vai acabar por ter benefícios para quem recebe os cuidados", defende Luiz Carlos Osório. "É preciso cuidar de si para poder cuidar bem", frisa o psiquiatra, que já está a alargar os "alvos" do projecto e a trabalhar com professores no Brasil.

OUTRO PROJECTO IDÊNTICO. ESTE DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN:

CUIDAR CUIDAR DE QUEM CUIDA: “Cuidar de quem cuida” é um projecto de apoio a cuidadores de idosos com demências ou com limitações causadas por acidente vascular cerebral (AVC).

Numa fase em que vai perdendo a autonomia, é importante permitir que o doente recupere junto daqueles com quem partilha laços de afecto. Deste modo, para manter o idoso em sua casa ou na de um familiar próximo, será facultada a ajuda de profissionais aos cuidadores, que são normalmente cônjuges, filhos, irmãos ou vizinhos. Será ainda possibilitado o internamento sempre que o cuidador necessite de descanso e haverá formação, informação e apoio psico-educativo à disposição. Na fase final, os resultados obtidos serão divulgados e debatidos.

O Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância de Sanguêdo (CASTIIS) é a entidade promotora do projecto, com o apoio financeiro da Fundação Calouste Gulbenkian e em parceria com o Hospital de S. Sebastião, Centros de Saúde, Câmaras Municipais, Santa Casa da Misericórdia e associações de cinco municípios da região entre Douro e Vouga (Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Vale de Cambra, Arouca e Oliveira de Azeméis).

Sem comentários:

Enviar um comentário