quinta-feira, 24 de junho de 2010

Educação Fisica para Crianças com Dificuldade Coordenação Motora

1.Divida a atividade em partes menores, mas assegure-se de que cada parte tenha sentido e seja possível de ser executada.

2.Tente selecionar atividades que assegurem sucesso para a criança em pelo menos 50% do tempo. Recompense o esforço e não a habilidade.

3.Tente incorporar atividades que requeiram resposta coordenada dos braços e/ou pernas (ex.: pular corda,repicar e agarrar uma bola grande). Encoraje também a
criança para que desenvolva habilidade de usar as mãos no padrão de mão “dominante” e mão “ajudante” (ex.:segurarando a bola de tênis com uma mão para acertá-la
com a raquete na outra mão).

4.Mantenha o ambiente o mais previsível possível quando for ensinar uma habilidade
nova (ex.: atirar a bola na altura exata das mãos da criança, iniciar chutando com a bola parada). Introduza mudanças gradualmente, e depois que cada parte tenha sido dominada.

5.Faça com que a participação seja o maior objetivo e não a competição. Por meio de
preparo físico e de atividades que construam as habilidades, encoraje as crianças a
competir consigo mesmas e não com os outros.

6.Permita que a criança assuma papéis de liderança nas atividades de educação física
(ex.: capitão de equipe, árbitro). A criança pode desenvolver habilidades de organização e direção, que também são úteis.

7.Modifique o equipamento para reduzir o estresse e o risco de lesões em crianças que
estão aprendendo uma habilidade nova. Por exemplo, bolas mais leves, de espuma e
borracha com tamanhos graduados, ou balões, podem ser usados para desenvolver
habilidade de agarrar e arremessar.

8.Quando possível, guie passo-a-passo para ajudar a criança a ter a noção do movimento.Isso pode ser feito, por exemplo, pedindo à criança que ajude o professor a demonstrar uma habilidade nova à turma. Além disso, falar alto quando estiver ensinando uma nova habilidade, descrevendo cada passo claramente.

9.Foque na compreensão do objetivo e das regras dos vários esportes e atividades físicas.Quando a criança entende claramente o que ela precisa fazer, fica mais fácil planejar o movimento.

10.Faça comentários encorajadores e positivos sempre que possível. Se estiver dando
instruções, descreva as mudanças nos movimentos de maneira específica (ex.: “Você
precisa levantar seus braços mais alto.”).
Fonte: Terapia Ocupacional

2 comentários:

  1. Excelente dicas, Eduardo! Senti até saudade de lecionar...rss
    Quando lecionava para escolas estaduais, era professora polivalente, ou seja, dava aula para qualquer disciplina (português, educação artística, educação física...)Atualmente há professores para essas duas últimas disciplinas. Confesso a você que não gostava muito das aulas de educação física, mas para meu desespero, meus alunos adoravam.rss Era muito divertido!

    Fique bem!

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  2. É verdade Vera! Quando se faz uma coisa por gosto deixa saudades.
    Se eles gostavam era porque a professora era boa. rs
    Fica bem

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