sábado, 29 de janeiro de 2011

Vila Franca de Xira vai recuperar 30 casas devolutas para habitação social

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira anunciou hoje que vai recuperar 30 fogos municipais devolutos para os distribuir pelas famílias mais carenciadas do concelho que já atingem um milhar. Nesta primeira fase são três dezenas de fogos mas pretendemos recuperar todo o conjunto de casas municipais devolutas”, disse a vereadora Conceição Santos.

A autarquia possui 80 fogos vocacionados para a habitação social, mas os pedidos ultrapassam um milhar. “Há muitos pedidos e sempre houve, mas agora com o Regulamento de Habitação Social, que entrou em vigor no início de Janeiro, as regras são claras e objectivas e promovem o rigor e a justiça”, defendeu a autarca.

De acordo com o novo Regulamento, as casas são atribuídas através de concurso público e “valorizam-se situações de famílias com grandes carências económicas, com elementos portadores de deficiência ou pessoas muito idosas que vivem com pensões muito baixas”, adiantou.

Segundo a autarca, o novo documento permite também uma maior responsabilização das famílias pela infra-estrutura que lhes é atribuída, ainda que temporariamente, até que voltem a apresentar capacidade financeira para entrar no mercado normal de arrendamento.

“O regulamento estabelece um conjunto de deveres com vista a criar uma boa utilização da habitação social, porque vê-se claramente que há casos de desleixo”, disse Conceição Santos, acrescentando que “se comprovadamente se verificar que há uma má utilização, o agregado pode perder a casa”. O Mirante

7 comentários:

  1. vivo no conselho a 10 anos fiz um pedido de habitação social a 5 anos mais com isto dos concursos já perdi as esperanças, tenho três filhos meu companheiro esta desempregado e eu também a 3 anos, estou a tirar um curso no centro de formação de Alverca com uma bolsa de 146 euros, pago uma renda mensal de 400 euros, já estou com uma divida de 4000 mil euros tenho medo de ficar na rua, já marquei uma entrevista para falar com a presidente da câmara mais ate agora não obtive resposta, eu preciso de ajuda eu estudo eu me esforço tudo pelos meus filhos o meu maior sonho é estar numa casa que eu possa pagar, sei que o que escrevi aqui não me vai valer de nada mais eu tentei.

    ResponderEliminar
  2. Anónima, como sabe não posso responder pela CM de Vila Franca de Xira, de qualquer maneira enviei seu comentário aos responsáveis por este projecto:

    Departamento de Habitação, Saúde e Acção Social
    Divisão de Saúde e Acção Social
    Rua Alves Redol, nº 16 - 1º
    2600–096 Vila Franca de Xira
    Telefone: 263 285 625
    Fax: 263 283 028
    E-mail: dhsas.dsas@cm-vfxira.pt

    Como não se identifica, será difícil responderem-lhe.

    Boa sorte e venha dando noticias.

    ResponderEliminar
  3. boas...meu nome é marco.minha mulher cristina e meu filho,ja á muito que tinha-mos feito o pedido de casa,eu ja vivo em povos vila.f.xira a 33anos,mas nada,entao nós voltamos ao nuclio de povos "ou junta",e fizemos e participamos no concurso,demos todos os decomentos tudo certinho,e tal,e quando saiu as casas a pessoas,qual foi o meu espanto,"!!!que nao tive mos direito porque faltava 1decomento do agregado ou que era,e fomos verificar tudo e afinal,nao faltava nada....a minha esposa escreveu uma carta a dra.rosinha,a explicar,e o porque de nao nos darem uma casa...somos 3,já estamos numa casa a pagar 350euros mes de renda,minha mulher so tem trabalho part-time,porque é o que á,que ganha 300euros mes,eu tava a trabalhar como sempre e recebia media de 430euros já com os descontos,agora tou desempregado a receber um subsidio de desemprego.e ta muito dificil,por favor vos peço,que revejam o nosso caso com carinho,por favor...aguardo uma resposta,da voça parte...tenho fé..nao sabemos mais o que fazer...email:marco_valete@hotmail.com....,muito obrigado a todos vós e bom natal e boas festas....esperamos nao receber uma resposta negativa.

    ResponderEliminar
  4. Marco, vou reencaminhar sua mensagem para os serviços da CM Vila Franca de Xira como fiz com leitora acima. Infelizmente pouco mais poderei fazer.
    Boa sorte e Boas Festas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ola bom dia,sr.eduardo jorge,desculpe-me a pregunta...já sabe alguma coisa soubre o meu caso???obrigado

      Eliminar
  5. muito obrigado pela resposta,tente por favor...
    marco

    ResponderEliminar
  6. Ainda nada. Nem se dignaram responder.
    Desculpe

    ResponderEliminar