sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

I2HOME - Consola Remota Universal


Desenvolver uma solução que ajudasse os idosos e pessoas com incapacidades físicas ou cognitivas a comandarem mais facilmente os aparelhos e serviços electrónicos em suas casas, conferindo-lhes maior autonomia no dia-a-dia, é este o objectivo do projecto "I2Home".

A iniciativa, que conta também com a participação de investigadores portugueses, levou à criação de uma interface URC Universal Remote Console - consola remota universal) que pode ser instalada num comando universal, telefone móvel ou computador.

A solução permite, ao mesmo tempo, comandar vários dispositivos e serviços, como televisões e leitores/gravadores de DVD, sistemas de aquecimento, ar condicionado e ventilações, fogões, máquinas de lavar ou a iluminação, exemplificam os responsáveis.

O projecto, financiado pela União Europeia em 2,7 milhões de euros, reúne investigadores da República Checa, Alemanha, Espanha, Suécia e Portugal, que "adaptaram as tecnologias de acesso às necessidades dos invisuais, das pessoas com problemas cognitivos doentes com Alzheimer e idosos", detalha a Comissão Europeia, em comunicado.

"A tecnologia ajuda, por exemplo, as pessoas com deficiências cognitivas a serem mais independentes, simplificando-lhes a execução de tarefas como a mudança de canal de televisão ou lembrando-lhes actividades quotidianas obrigatórias, inclusivamente quando estão de viagem ou de visita à família", acrescenta a nota oficial.

O I2HOME foi testado em centros de dia e lares e mais de 100 organizações e empresas europeias já utilizam ou trabalham com a tecnologia. Sapo.pt

2 comentários:

  1. Que bom! É bom que se faça algo benéfico pelos mais necessitados.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. É verdade, José! Só que parece que tanto tentam e nunca usufruimos de nada.
    Fico com essa sensação. Vamos ver se neste caso será diferente.
    Fica bem

    ResponderEliminar