sábado, 29 de janeiro de 2011

Centro de Atendimento, Acompanhamento e Animação para pessoas com Deficiência


O Centro de Atendimento resulta da necessidade das famílias que têm procurado a APPDA – Setúbal, em dar uma resposta social às pessoas portadoras de deficiência, com especial incidência nas Perturbações do Desenvolvimento e Autismo, e suas famílias que sejam residentes do Distrito de Setúbal. Por outro lado, a APPDA-Setúbal sente que é igualmente importante informar e sensibilizar a comunidade em geral sobre a problemática da deficiência.

O Centro de Aendimento trata-se de um espaço polivalente que se destina, por um lado a informar, orientar e apoiar as pessoas com deficiência e suas famílias, promovendo o desenvolvimento das competências necessárias à resolução dos seus próprios problemas e das suas famílias, bem como actividades de animação sociocultural, a desenvolver em tempo extra-lectivo (durante a semana, fins de semana e férias lectivas), e por outro lado a informar e sensibilizar a comunidade em geral sobre a problemática da deficiência, promovendo a mudança de atitude, nomeadamente a compreensão e aceitação destas pessoas e, consequentemente, facilitar a sua integração escolar, profissional e social.

É nossa pretensão que este Centro de Atendimento seja um complemento para as Organizações que trabalhem com e para as pessoas portadoras de deficiência, cujas limitações as impeçam de ter uma vida com mais qualidade e inclusiva.

Assim, o Centro de Atendimento tem como finalidade máxima a promoção da qualidade de vida das pessoas com deficiência e suas famílias, com vista à sua inserção plena na sociedade. Pretende, por isso, evitar sempre que possível que a deficiência do seu cliente o prive de viver a sua vida quotidiana com qualidade, dignidade e segurança e incentivá-lo a melhorar a participação activa nas actividades do Centro de Atendimento e na vida da Comunidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário