terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Acessibilidade ao património - Rota do Românico do Vale do Sousa


A VALSOUSA, Associação de Municípios do Vale do Sousa - Castelo de Paiva, Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel - encontra-se a desenvolver o projecto "Rota do Românico", que integra 21 monumentos representantes deste estilo arquitectónico medieval.

Querendo constituir esta região e este tema como um destino de excelência de turismo cultural, este projecto tem, entre outros objectivos, a valorização do património, a criação de riqueza e a qualificação / empregabilidade da mão-de-obra local.

Na teia complexa destas várias linhas de actuação, a acessibilidade do património, enquanto factor de inclusão, não foi esquecida.
Encontra-se assim a decorrer, um conjunto de intervenções sob o lema: "Rota do românico: património para todos".

Para este efeito, foi efectuado um levantamento exaustivo, relativamente à acessibilidade de cada monumento, caracterizando o acesso exterior e a circulação interior, na óptica das necessidades das pessoas com deficiência motora.
Paralelamente foi analisada a infoacessibilidade dos materiais de divulgação, bem como dos Centros de Informação do Projecto.

Na sequência deste levantamento - cujo relatório pode ser descarregado do sítio internet do Projecto (7 Mb) - foram editados vários materiais em formatos alternativos. Encontram-se também em fase de planeamento as intervenções arquitectónicas / ambientais destinadas a melhorar a acessibilidade deste conjunto patrimonial. INR

2 comentários:

  1. Querido Edu,
    É maravilhoso que todos possam ter acesso a esses monumentos incríveis. Portugal tem uma arquitetura tão rica, bom seria se mais locais fossem acessíveis.
    Pelo que vi nas fotos, a maioria das igrejas e mosteiros da Rota do Românico já têm pelo menos a entrada acessível, sem escadarias.
    Beijos,
    Mônica

    ResponderEliminar
  2. Este projecto está a ser muito bem estruturado. Com calma vão conseguindo o que desejam. Coordenadores têm se esforçado muito e trabalhado bem.
    Assim trabalhassem outros...
    Fica bem

    ResponderEliminar