sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Afinal quem são os devotees?


A minha querida amiga Vera, do Deficiente Ciente, escreveu um texto, sobre devoteismo, dele resultou um debate muito sadio e enriquecedor. Eu próprio participei e fiquei mais esclarecido.

Não deixem de ler, os comentários, alguns na 1ª pessoa.


Devoteísmo é um assunto complexo e controverso, no entanto o debate é necessário. É um tema pouco discutido e pesquisado, talvez por tratar-se de um assunto em que uma discussão poderia cair em uma areia movediça, pois é um tema cheio de incertezas.

Acredito que muitas pessoas nunca ouviram falar desse termo.

Devotee ou devoto, segundo dicionário americano, significa aquele ardentemente devotado a algo ou um defensor entusiasta. No dicionário brasileiro significa aquele que denota devoção ou um admirador. Dessa forma, penso que no campo da deficiência significa indivíduo ardentemente devotado ou defensor de pessoas com deficiência. Partindo dessa premissa, enquanto pessoa com deficiência entendo que meus pais, irmãos, familiares e amigos são devotees. Se essas pessoas devotam um amor tão grande por mim e são defensores desse segmento da sociedade, logo são devotees.

Assim como devotees sentem amor paternal, maternal ou fraternal pela pessoa com deficiência, certamente eles também sentirão atração física ou paixão por essas mesmas pessoas. Então entendo que meus ex-namorados sem deficiência são devotees. A partir dessa linha de pensamento concluo que felizmente há milhares de devotees no mundo, que há milhares de pessoas que sentem prazer em se relacionar ou conviver com as diferenças individuais, que há diversas pessoas que apreciam a diversidade humana e as singularidades de cada corpo.

A meu ver devotees sentem atração e desejo como qualquer outra pessoa sente por alguém que esteja fora do padrão de beleza idealizado pela sociedade ou até mesmo por uma questão de dizer não ao conservadorismo. Assim como há homens ou mulheres que sentem atração por pessoas muito altas ou muito baixas, muito gordas ou muito magras ou sentem atração pela pessoa do mesmo sexo, há os devotees que sentem atração por pessoas com deficiência. Acredito que cada pessoa é livre para fazer sua escolha.

Como há devotees interessados na pessoa com deficiência, com a intenção de um relacionamento efêmero ou duradouro, há também devotees interessados somente em satisfazer seus prazeres, seus fetiches, suas obsessões... Esses indivíduos estão interessados mais na deficiência do que na pessoa, certamente são casos patológicos e precisam ser tratados. Nesse caso a própria pessoa com deficiência deve ser cautelosa, a fim de evitar o envolvimento com essa pessoa. Se a pessoa com deficiência gosta de si mesma e se valoriza, certamente ela avaliará cuidadosamente a pessoa com quem pretende se envolver. Isso é muito importante. Quero ressaltar que assim como há devotees obsessivos e compulsivos, há também homens ou mulheres que não são devotees e têm a mesma doença.

Como disse no início do texto, há pouquíssima pesquisa sobre esse tema no Brasil. Entre os que conheço há o estudo da jornalista Lia Crespo. Seria muito interessante se houvesse mais pesquisadores interessados nesse assunto tão pertinente.

Para finalizar, no meu entendimento, não podemos afirmar que todo devotee que sente atração física por uma pessoa com deficiência é um predador, insensível e perverso. Como também acredito que a palavra “devotee” não pode ser rotulada como algo pernicioso. Tudo deve ser devidamente ponderado. Como tudo na vida, precisamos separar o joio do trigo.

E você, caro leitor, o que pensa a respeito disso tudo?


Vera Garcia (Deficiente Ciente)

4 comentários:

  1. Estou muito feliz com sua participação nesse debate, Eduardo. Obrigada!
    Acredito que é uma boa oportunidade de adquirir novos conhecimentos e conhecer experiências diferentes. Estou aprendendo muito...

    Abraços, meu amigo querido!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada por esclarecer a minha versão sobre devotte. ..eu sou uma devotte hetero afetiva social. ..devotte não é só uma palavra pra ser definida,e vivência e sentir e se reconhecer ,sentimentose íntimos e pessoal. Não é somente sexual.

      Eliminar
  2. Vera, fecharmo-nos em nós próprios e achar que somos os donos da verdade é um mau caminho. Eu estou sempre aberto a um debate de ideias e disposto a aprender humildemente.
    Realmente o Sebastião e o Danilo ensinaram-me muito. Tinha uma opinião formada e errada.
    Desculpa se questionei demais, mas esse sou eu. Até que não entenda, quero mais. rs
    Fica bem e parabéns a ti. Mérito do texto é teu.

    ResponderEliminar
  3. Interessante não sabia disso vou tomar cuidado de hoje em diante pra não correr riscos com pessoas assim

    ResponderEliminar