quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Biblioteca de sentidos e de estímulos para pessoas com deficiência mental

Esta terça feira, o município de Sabrosa, no distrito de Vila Real, inaugurou uma biblioteca de sentidos e de estímulos para pessoas com deficiência mental. Trata-se de um projeto pioneiro na Europa, aprovado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

A iniciativa é da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Sabrosa. "Este projeto nasceu de um trabalho que tem vindo a ser feito na instituição por um grupo de docentes e técnicos, há cerca de 5 anos", conta o diretor pedagógico da instituição, Luís Correia, ao jornal A Voz de Trás-os-Montes.

Na "Biblioteca Acessível", os livros foram substituídos por 60 caixas multisensoriais, conforme exemplifica a professora Paula Proença.

Uma pequena caixa redonda e vermelha esconde um poema do mais famoso escritor transmontano, Miguel Torga. Lá dentro está também um ninho de brincar. "Sei um ninho. E o ninho tem um ovo. E o ovo, redondinho, tem lá dentro um passarinho novo", declamou a professora, retirando ainda um pequeno pássaro de peluche da caixa.

Fonte: Boas Noticias

Sem comentários:

Enviar um comentário