sábado, 5 de fevereiro de 2011

Campeonato Nacional de Natação Adaptada arranca hoje

O Campeonato Nacional de Natação de inverno 2011 tem lugar hoje e amanhã, no Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande. Prova reúne 100 atletas.

A competição inicia-se às 14h30 e as provas prolongam-se até às 19h00. Antes da competição há uma festa de convívio entre atletas, treinadores e familiares. A segunda jornada decorre no domingo, 6 de fevereiro entre as 9h00 e as12h00.

O nadador algarvio Filipe Santos candidato ao título nacional, compete (equipa O2) nas provas de 200m mariposa, 200m, 100m e 50m livres, na categoria de portadores de Síndrome de Down.

No seu palmarés, o nadador da equipa algarvia exibe já vários troféus entre eles um recorde nacional de 100m mariposa, três campeonatos nacionais e a presença no Mundial de Natação de Síndrome de Down, que decorreu em Taiwan.

Por sua vez, o estreante Rui Santos da equipa de Portimão, participa nas provas de 25m e 50m costas, no escalão de benjamins. Com doze anos e autista, só aprendeu a nadar no ano passado.

Entre as outras equipas presentes estão o Louletano, com sete atletas e a equipa de Faro da Associação Algarvia de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, com cinco nadadores.

Em simultâneo, vai realizar-se o Torneio Nacional Adaptado, disputado por quem precisa de apoios no desempenho das técnicas e que não terá classificações, dado que a intenção é incentivar à prática desportiva e à participação.

São esperados cerca de cem atletas de diversas localidades do país o que, segundo a organização contribui para fomentar a prática desportiva de pessoas com deficiência e a sensibilização da população.

O Campeonato é organizado pela Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual (ANDDI), em colaboração com a Associação Desportiva e Cultural de Portimão O2, com o apoio da autarquia local. Observatório do Algarve

Sem comentários:

Enviar um comentário