sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Tetraplegia e o controle do intestino

Na minha nova coluna no Vida Mais Livre, abordo o tema "perdas intestinais".

Todos nós tetraplégicos, sabemos o quanto é difícil e imprevisível controlar o nosso intestino e por sua vez "treino intestinal". É óbvio que em uns é mais complicado que em outros.

Verifico que a maioria fica aliviadissíma ao saber que não é o único a ter acidentes intestinais e problemas, por isso, embora seja desconfortável falar no assunto por se tratar de algo íntimo, é importante que o façamos, para que nossas trocas de experiências nos possam ser úteis, e ajudarmo-nos mutuamente.

Todas as pessoas com lesão medular têm o potencial para perdas intestinais involuntárias, devido à falta de sensação, e a incapacidade de sentir quando o intestino reto está cheio. Nada a fazer.

Para mim, estes acidentes intestinais, são um dos aspectos mais angustiantes das nossas vidas pós-lesão. Têm um enorme impacto negativo sobre a nossa autoconfiança, limitam nosso convívio social, prática de desporto, dificultam-nos o emprego...

Nessas horas parece que até a dignidade desaparece, sentimo-nos indefesos, limitados, frágeis, envergonhados e até incapazes. É muito constrangedor. Principalmente, o que mais desejaríamos era não ter que nos entregar nas mãos dos outros, quando nos acontece uma perda. É muita impotência...Embora maioria das vezes sejam pessoas habituadas a fazerem essa tarefa, é sempre um momento muito desagradável.

Eu não consigo nunca disfarçar o mal estar. Faríamos tudo para que esses momentos não existissem. Se fossemos capazes de nos limpar, vestir e fazer de conta que nada aconteceu... tudo seria diferente. Digo-vos, para mim é um momento que ainda não consigo viver sem constrangimento, angústia, vergonha e pedidos de desculpa contínuos. Acho que é um dos momentos que eu sinto mais minha deficiência e até incapacidade. Mas fazer o que?

Em 19 anos de lesão tive uma perda fora do dia do "treino intestinal". É excelente e sinto-me muito feliz por isso. Embora não seja dos mais afetados, o dia do "treino" (dia e hora que educamos com apoio de laxantes o intestino a funcionar) para mim é um sofrimento. Um dia que desejaria nunca ter. Cólicas, suores, mal estar, ansiedade, falta de apetite...nestes dias, não vivo. Sobrevivo. Não viajo, evito esforços, isolo-me, mudo a alimentação, não ingerindo fibras...

Felizmente no outro dia estou normalíssimo e parece que nada aconteceu. Estou sem sintomas nenhuns e apto para tudo, isto se estiver em minha casa. Mas se for viajar e dormir noutros lugares e claro colchões, coração está sempre na mão com a preocupação de que será hoje? Logo aqui que não têm colchão impermeável...cadeira de banho...casa de banho adaptada....pessoas que desconhecem esta minha situação...sempre este fantasma na minha vida.

9 comentários:

  1. Um assunto interessante.
    Mas deveras preocupante para o tetra e paraplégico, uma verdadeira aventura andar na rua quando não tem treino.
    Para regular e tentar o equilíbrio, leva tempo e paciência, não desanimem que serão capazes.

    Bom artigo, parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Não é fácil, mas tudo se ultrapassa.
    Embora haja casos e casos...
    Obrigado pelo comentário.

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito do texto, Eduardo! Parabéns!

    Compartilharei com os leitores do blog.

    Abraços e boa semana!

    ResponderEliminar
  4. Perfeito, retrato puro do que ocorre no dia D. Obrigado pelo modo que enfocou o problema.

    ResponderEliminar
  5. VERA, obrigado!

    WILSON, diferentes, mas com problemas em comum...obrigado pela visita e carinho.

    Fiquem bem.

    ResponderEliminar
  6. Dia de treino é sempre mau. Mas Eduardo, estranhei quando disseste k nao comias fibras! É que normalmente é o contrario que se aconselha. Fibras fazem o mesmo efeito que o Laevolac pk não são digeridas e atraem água para as fezes, tornando-as mais moles. Logo, o ideal é sempre beber mt água. E mesmo qualquer alteraçao dietética deve ser contínua. Não adiantar só beber água no dia do treino ou não comer fibras só nesse dia. Eu pessoalmente detesto Laevolac e aconselho uns sugos Frutos & Fibras dos Laboratórios Ortis. Foi me aconselhado por uma nutricionista paraplégica. http://www.fruitsetfibres.com/pt/index.php?option=com_content&view=article&id=27&Itemid=12.
    Atenção que é bastante potente. Ela aconselhou me na altura a começar com meio sugo. Espero que ajude alguem como ajudou a mim.

    ResponderEliminar
  7. Obrigado pela informação David.
    Eu faço uma alimentação á base de fibras. Hidratos se como numa refeição, noutra já não o faço. Dificilmente como uma refeição sem fibras. Até porque gosto e sempre tentei ter uma alimentação equilibrada.
    Quando digo que não como fibras, refiro-me ao dia do treino. Nesse dia é que modero, como menos. Se as ingiro, cólicas ficam mais fortes e chega-me a acontecer perdas.Somente dia treino. Restantes dias água e fibras tudo em grande quantidade.
    Mas o sugo só o usas dia anterior ao treino, ou todos os dias?
    Vou sim ver com calma e de certeza que vou experimentar. Prefiro mil vezes produtos naturais.
    Fica bem

    ResponderEliminar
  8. O meu treino consiste em 2 Pursunnide de manhâ e depois à noite faço o treino com 2 Microlax. Isto de dois em dois dias. Quando andava mais preso comia esse sugo junto com os Pursunnide. Se realmente as fibras se fazem tanto efeito, aconselho a só experimentares meio sugo. Todos somos diferentes. Eu experimentei trocar o Pursunnide por Dulcolax e este ultimo dava-me imensas cólicas e perdas tb. O Agiolax tabém é mais natural que o Laevolac.

    ResponderEliminar
  9. Esclareceste-me muita coisa. Obrigado David.
    Estive entre experimentar o Agiolax e o Pursunnide. Optei pelo Agiolax. Por enquanto tudo normal. Vamos ver...
    Microlax a mim não faz efeito. Nada mesmo. Só supositórios dulcolax. E dois.
    Meu é assim: 1 a 2 comp. dulcolax perto das 24h do dia anterior ao treino (quando me viro), de manhã 2 supositórios. Agiolax todos os dias uma colher de sopa ao jantar.
    Mas entretanto linhaça, muiiitas fibras, ameixas, kiwis, mamão, água qb, 1 gr de vitamina C...
    Fica bem

    ResponderEliminar